Por Iluska Lopes –

A Feira de Caruaru, em Pernambuco, foi revalidada como Patrimônio Cultural do Brasil.

A renovação do título ocorreu nesta quinta-feira (22.07) durante a 96ª Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada ao Ministério do Turismo.

“O cuidado com o nosso Patrimônio Cultural é permanente e um compromisso do nosso governo. Com a conclusão deste processo de revalidação, reforçamos o reconhecimento da fundamental importância da contribuição da Feira de Caruaru para a memória, identidade e cultura do país. Viva Caruaru, viva Pernambuco”, ressaltou o ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.

Pelo menos a cada dez anos, o Iphan realiza uma nova avaliação dos bens inscritos como Patrimônio Cultural, fornecendo indicativos para que se decida sobre a permanência ou não do título concedido, conforme estabelecido pelo decreto nº 3.551/2000. Entre os objetivos da revalidação estão investigar a situação do bem cultural e levantar informações quanto a efetividade do estado de preservação.

A presidente do Iphan, Larissa Peixoto, que participou da reunião do Conselho Consultivo, destacou os principais pontos observados para a revalidação de um bem imaterial.

“Se ele continua sendo uma referência cultural para aquela comunidade e se há o consentimento dos próprios detentores, ou seja, dos possuidores e praticantes daquele bem imaterial em relação a revalidação do título de Patrimônio Cultural”, explicou.

“Os bens imateriais caracterizam-se pelas práticas e domínios da vida social como importantes elementos de sua identidade. São transmitidos de geração a geração”, acrescentou Larissa Peixoto.

A Feira de Caruaru (PE), inscrita no Livro de Registro dos Lugares em 2006, é um local de permanente construção de identidades e de exposição da criatividade popular, tanto em seus aspectos tradicionais como em sua capacidade de recriação, invenção e inovação. Além disso, é referência viva da história e da cultura do agreste pernambucano e, de modo mais geral, da cultura nordestina. Também é um dos principais cartões-postais da cidade que recebe milhares de turistas por ano.

Outros três bens estavam previstos para serem revalidados também na manhã desta quinta-feira, mas serão discutidos na próxima Reunião do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, com previsão para ocorrer até o final de agosto. São eles: Ofício das Paneleiras de Goiabeiras, o Tambor de Crioula do Maranhão e o Frevo (PE).

PROCESSO DE REVALIDAÇÃO – Antes da deliberação final do Conselho, o processo de revalidação da Feira de Caruaru passou por consulta pública e os pareceres de reavaliação foram apreciados pela Câmara Setorial do Patrimônio Imaterial. Em todas as etapas do processo de revalidação, os detentores são convocados a participar, contribuindo com a elaboração do Parecer de Reavaliação, disponibilizado por 30 dias para que toda sociedade posa se manifestar. (Informações da Ascom do MTur e Iphan)



Os 5 destinos mais recomendados no Brasil por viajantes com mais de 55 anos

Após mais de um ano de isolamento social e restrições que adiaram os planos de viagem de muitas pessoas, muitos viajantes estão sonhando com a próxima oportunidade para dar aquela escapada e curtir com segurança . Um estudo recente revelou que 58% dos viajantes globais, acima dos 55 anos, percebeu o quanto é importante viajar ao notar que não poderiam fazer isso quando e o quanto quisessem.

Pensando nisso, a Booking.com analisou as diversas recomendações de usuários na plataforma e revelou os principais destinos brasileiros visitados e amados por viajantes com mais de 55 anos. Afinal, nunca é tarde para explorar, ampliar os horizontes e mergulhar em novas paisagens e culturas, experimentar uma iguaria ou aprender uma nova habilidade.

Gramado, Rio Grande do Sul

A Pousada Jardim Secreto tem uma atmosfera tranquila e é rodeada por um lindo jardim. O lugar é aconchegante, serve um delicioso café continental e oferece desde suítes para casais a chalés.
A Pousada Jardim Secreto tem uma atmosfera tranquila e é rodeada por um lindo jardim. O lugar é aconchegante, serve um delicioso café continental e oferece desde suítes para casais a chalés. (Divulgação)

Esta simpática cidade na Serra Gaúcha, com traços típicos europeus, é o destino doméstico mais recomendado pelos viajantes. Seu charme fica ainda mais acentuado durante o inverno, estação perfeita para experimentar uma deliciosa fondue de queijo ou um chocolate quente artesanal. Algumas das principais atrações de Gramado são o Natal Luz, evento que acontece nos últimos meses do ano, com desfiles natalinos e apresentações, a Rua Coberta e o centrinho turístico. Os cafés coloniais também são uma ótima pedida, com suas dezenas de pratos salgados e doces.

João Pessoa, Paraíba

O Hotel Manaíra, a apenas dois minutos da praia de mesmo nome, fica próximo a atrações, lojas e restaurantes. Oferece sala de massagem, restaurante de gastronomia internacional e aceita pets.
O Hotel Manaíra, a apenas dois minutos da praia de mesmo nome, fica próximo a atrações, lojas e restaurantes. Oferece sala de massagem, restaurante de gastronomia internacional e aceita pets. (Divulgação)

Carinhosamente apelidada de Jampa, a capital da Paraíba é um destino nordestino repleto de praias urbanas paradisíacas, como as populares Tambaú, Cabo Branco e Manaíra. É uma cidade com excelente infraestrutura turística, opções de hospedagem de diferentes categorias, restaurantes e bares, além de quiosques, feirinhas de artesanato e shoppings. João Pessoa é uma das mais antigas capitais brasileiras – fundada em 1585 – e vale a pena conhecer seu centro histórico, com monumentos barrocos e igrejas centenárias. Dois passeios bem conhecidos são a visita à Ilha de Areia Vermelha, que só pode ser feita quando a maré está baixa, e o tour nas Piscinas Naturais do Picãozinho, para conferir de perto peixes e recifes de corais.

Foz do Iguaçu, Paraná

O Recanto Cataratas - Thermas, Resort e Convention oferece diversos tipos de atrativos aos hóspedes, como piscinas termais, pista de boliche, salão de jogos e equipes de entretenimento.
O Recanto Cataratas – Thermas, Resort e Convention oferece diversos tipos de atrativos aos hóspedes, como piscinas termais, pista de boliche, salão de jogos e equipes de entretenimento. (Divulgação)

Casa das imperdíveis Cataratas do Iguaçu, o destino é muito recomendado por viajantes acima de 55 anos. As famosas quedas d’água, localizadas no Parque Nacional do Iguaçu, são um Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO e uma das Novas Sete Maravilhas da Natureza. É possível admirá-las de vários ângulos, todos impressionantes, e o parque possui trilhas que podem ser feitas por pessoas de qualquer idade. Outra atração conhecida em Foz do Iguaçu é o Parque das Aves, que abriga mais de 1.300 aves, de 130 espécies, em 16 hectares de Mata Atlântica e se engaja em vários programas de conservação.

Balneário Camboriú, Santa Catarina

O Hotel Marimar The Place, a uma curta distância da Praia Central, oferece piscina coberta aos hóspedes, jacuzzi e café da manhã com opções variadas, além de aceitar animais de estimação.
O Hotel Marimar The Place, a uma curta distância da Praia Central, oferece piscina coberta aos hóspedes, jacuzzi e café da manhã com opções variadas, além de aceitar animais de estimação. (Divulgação)

As praias do sul do Brasil também são muito apreciadas pelos viajantes, como a turística Balneário Camboriú, em Santa Catarina. Passeando pela Praia Central já é possível ter uma boa visão da cidade, já que ali ficam as principais avenidas repletas de arranha-céus, centros comerciais, hotéis e restaurantes. Os bondinhos do Parque Unipraias são uma atração bastante popular, levando os turistas para dois mirantes com vistas panorâmicas da cidade e da Praia de Laranjeiras. A atração mais recente de Balneário é a Big Wheel, uma roda gigante que possui 65 metros de diâmetro e proporciona belas vistas da orla.

Tiradentes, Minas Gerais

A Pousada Villa Allegra tem decoração alegre e clima aconchegante e oferece quartos com vista para um belo jardim. A acomodação fica a menos de 1 Km de distância do Centro Histórico e prepara alguns itens do café da manhã em fogão a lenha.
A Pousada Villa Allegra tem decoração alegre e clima aconchegante e oferece quartos com vista para um belo jardim. A acomodação fica a menos de 1 Km de distância do Centro Histórico e prepara alguns itens do café da manhã em fogão a lenha. (Divulgação)

Esta encantadora cidade histórica é a queridinha de muitos viajantes e pode ser conhecida em um roteiro de carro pelo Caminho Velho da Estrada Real. Suas construções centenárias e bem preservadas são a principal atração do destino, passando pelo Largo das Forras, Chafariz de São José e pela igreja Matriz de Santo Antônio, cartão-postal da cidade. É um lugar perfeito para experimentar verdadeiras iguarias mineiras, comprar artesanatos, conferir galerias de arte e, até mesmo, fazer um passeio de Maria Fumaça até São João del-Rei.


Destinos brasileiros

Bonito (MS)

O principal atrativo turístico da região é tombado pelo Iphan e está localizado em uma área de preservação ambiental. (Crédito: Flávio André / Informações: MTur)

O registro fotográfico de Flávio André, traz as belezas da Gruta do Lago Azul, em Bonito (MS). Este paraíso é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e localizado em uma área de preservação ambiental a 20 km do centro da cidade.

O local ganhou o formato atual graças a um desmoronamento ocorrido há 600 milhões de anos.

Após 10 minutos de trilha bem levinha em meio à vegetação nativa, chega-se à escada em que os encantos vão se mostrando degrau após degrau. O efeito formado pelas estalactites impressiona. Ao fundo (60 metros e 300 degraus abaixo), está o pequeno lago intocável.

Nenhuma imagem retrata a imensidão da gruta, que é o principal atrativo turístico da região.

ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com


Tribuna recomenda!