Por Bolivar Meirelles –

Sim. O verso não é o inverso.

Quem não conhece “Bolo de Rolo”, procure conhecer e se sua diabetes, se a possui, não é vigorosa, consuma com prudência. Muito bom. Bolo fino em esteira enrolando goiabada. Muito bom. Costumo dizer que sou um carioca que nasceu em Recife. Nasci nordestino brasileiro e, com um ano de idade vim morar no Rio de Janeiro. Cidade, a época Distrito Federal. Conturbada na política. Da terra do frevo para a terra do samba. Nunca perdi, embora cariocando, as memórias e o gosto nordestino. Como cidadão do universo, penso em um mundo imenso. Pátria Grande. Nenhum estrangeiro. Todos irmanados no viver e no saborear. Do “bife com fritas” à caranguejada. Do munguzá ao cuscuz de tapioca. O “Bolo de Rolo”. Que gostosura! Da feijoada carioca, origem mineira, couve mineira à feijoada nordestina de Pernambuco jerimum, couve em folha, quiabo, maxixe, tudo dentro do feijão. Maravilha!

Degustação e alimentação imperdíveis.

Minha mãe, minha avó materna fundamentais na cozinha. Lembranças permanentes. As mangas do nordeste… Meu longínquo imperdível Pernambuco. Meu Rio de Janeiro. “Bolo de Rolo”. Gostosura. Lembrança, inesquecível. Pare e pense! Inversão de falas, de atitudes. “Meu Brasil brasileiro”… transformado em quê? Felizmente, não em “bolo de rolo”. Em “rolo do bolo”,…parece que sim. Sai execrável capitão fascista!…governo de “rolo do bolo”, nada de “Bolo de Rolo”. “Afasta de mim esse cálice de vinho tinto de sangue!”. Que o Brasil volte a curtir suas feijoadas amigas. Reconstituam-se as amizades perdidas ou suspensas. Que passe o tempo desse “Rolo do Bolo” e voltemos aos tempos do “Bolo de Rolo”. Amizades voltem. Os velhos tempos se transformem em novos tempos. Sonhos antigos voltem a ser jovens em novos tempos de amizades e que, os “Bolos de Rolo”, substituam de vez os “Rolos do Bolo” dessa experiência autoritária do desgoverno do Jair Bolsonaro.

Amor, amizade e…”Bolo de Rolo”. Frevo e samba…

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina.


Tribuna recomenda!