Por Alcyr Cavalcanti

MPF investiga condutas de agentes da PF e PRF na Vila Cruzeiro.

Uma operação policial na Vila Cruzeiro, Zona Norte do Rio de Janeiro deixou um rastro de muitas mortes e muito medo entre os moradores da Vila Cruzeiro no chamado Complexo da Penha. É uma das favelas dominadas pela rede criminal Comando Vermelho que domina a maioria das mais de mil favelas do Rio de Janeiro. A operação que começou às quatro horas da madrugada teria como justificativa um comboio de narcotraficantes da Vila Cruzeiro para a Favela da Rocinha na Zona Sul da cidade.

Em realidade teria sido para prender frentes do Comando vermelho como Abelha que daria as ordens “no asfalto” sob a orientação da cúpula da rede criminal que tem como “presidente” Marcio do Morro do Alemão o Marcinho VP que está em presídio de segurança máxima. A Defensoria pública declarou que uma operação desse tipo com tantas mortes e escolas e postos de saúde fechados jamais seria feita na Zona Sul da cidade.

Leia também: RJ: MPF investiga condutas de agentes da PF e PRF na Vila Cruzeiro (Agência Brasil)

O Ministério Público Federal-MPF abriu procedimento investigatório para apurar a conduta, possíveis violações de dispositivos legais, a participação de policiais federais durante a operação conjunta com o Batalhão de Operações Especiais da Policia Militar-BOPE na Vila Cruzeiro.

OAB, ABI e organizações na defesa de direitos humanos acompanham os desdobramentos da operação. Sete feridos estão no Hospital Getúlio Vargas alguns em estado grave. Uma moradora da Chatuba, favela próxima faleceu devido a um tiro.

ALCYR CAVALCANTI – Jornalista profissional e repórter fotográfico, trabalhou nos principais jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e em agências de notícias internacionais. Bacharel em Filosofia pela Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor universitário, ex-presidente da ARFOC, ex-secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.


Tribuna recomenda!