Por Edimea Teixeira

A série de reportagens em Defesa da Economia do Turismo – que iniciamos em setembro de 2020 com a matéria “Conservatória tem ótimos hotéis e pousadas próximo às capitais de SP, RJ e MG com segurança e isolamento” -, sobre a retomada e as perspectivas para 2021, ano da vacinação, trás hoje com exclusividade o relato da secretária de Turismo, Cultura e Esporte do Município de Canindé de São Francisco (SE), Patrícia Vitor Santos da Silva.

Patrícia da Silva – Secretária de Turismo, Cultura e Esporte do Município de Canindé de São Francisco (Fotos: Divulgação)

Segundo a secretária, “a chegada da pandemia do Covid-19 em Canindé de São Francisco foi impactante para o turismo, assim como nos demais destinos turísticos do mundo. Entretanto, tivemos a oportunidade para realizar o reordenamento da atividade turística local. Protocolos sanitários de combate e enfrentamento a Covid-19 foram criados, houve bastante diálogo com o trade turístico, que implementou às ações de orientação, uso obrigatório de máscaras, higienização das mãos com frequência, redução da capacidade de carga dos empreendimentos turísticos e passeios, aumento do distanciamento social, entre outras ações“.

Orla Salomão Porfírio de Britto (Divulgação)

Canindé de São Francisco, apresenta a maior parte de seus atrativos turísticos e passeios em áreas abertas e naturais, destaque para o passeio nas águas do Cânion de Xingó, a trilha Vale dos Mestres, rota do Cangaço e seus restaurantes. Outros atrativos do complexo turístico são o Espaço Ecológico Angicos, Karrancas, Aconchego do Matuto e os 15 quiosques da Orla Salomão Porfírio de Britto.

Recentemente foi destaque em matéria do site Catracalivre como um dos 5 destinos para visitar, principalmente para o perfil de turista que busca localidades com pouca aglomeração. Canindé de São Francisco (SE) é perfeito para quem deseja usufruir do ‘turismo de isolamento’ em contato com a natureza.

Cânions de Xingó (Divulgação)

A rede hoteleira criou seus protocolos e hoje tem sua capacidade reduzida para 75%.
A empresária Katia Pimentel Gadelha (proprietária do  Xingó Parque Hotel & Resort) revela: “Estamos operando somente com 75% da nossa capacidade, temos mais hospedes e ocupação durante os finais de semana. Como estamos na alta temporada, o resultado é uma melhor ocupação, que certamente vai cair a partir da próxima semana com o retorno das aulas. Ressalto que agora o destino está sendo muito procurado, principalmente por estarmos divulgando intensamente em todo o Brasil“.

O Xingó Parque Hotel & Resort fica à 213 km da capital Aracaju, à 300 km de Maceió, à 70 km de Paulo Afonso (BA), à 11 km de Piranhas (AL), e a 01 km do centro da cidade de Canindé do São Francisco (Foto: Divulgação/Xingó Parque Hotel & Resort)

Por fim, a secretária Patrícia Vitor Santos da Silva fala em tom otimista queSergipe se destaca como um dos destinos preferidos para 2021“, como vocês do jornal Tribuna da Imprensa Livre destacaram em recente reportagem. Para este 2021, continuaremos com ações de reordenamento do turismo no destino Canindé, implantação das legislações turísticas, capacitação da mão-de-obra, melhorias no atendimento e na infraestrutura de nossos atrativos turísticos, criação de novos roteiros, investimentos em ações e campanhas de promoção do destino turístico, além da inserção da comunidade no protagonismo do turismo de nosso município“.

Espaço Ecológico Angicos (Divulgação)

E completa: “Temos a certeza que iremos ofertar cada vez mais produtos turísticos de qualidade e permaneceremos na busca constante em oferecer a excelência nos serviços prestados“.

Complexo aconchego do Matuto (Divulgação)

Leia também:

  1. Turismo seguro no sertão sergipano prenuncia verão promissor
  2. Sergipe se destaca como um dos destinos preferidos para 2021

Edição: Iluska Lopes – Diretora de Redação


EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico, membro do Conselho Editorial e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.