Categorias

Blog Post

Sergipe se destaca como um dos destinos preferidos para 2021
"Riacho do Navio. Corre pro Pajeú. O rio Pajeú vai despejar. No São Francisco. O rio São Francisco. Vai bater no mei do mar. O rio São Francisco. Vai bater no mei do mar". (Luiz Gonzaga / Riacho do Navio). Foz do Rio São Francisco - Fotos: Divulgação/Secretaria de Turismo do Estado de Sergipe/crédito: César de Oliveira
Destaques, Turismo

Sergipe se destaca como um dos destinos preferidos para 2021 

Por Edimea Teixeira

Após oito meses de isolamento e com a proximidade do verão, o setor de turismo, um dos grandes afetados com a pandemia, volta a aquecer. Seguindo com nossa série de reportagens em Defesa da Economia do Turismo, fui conversar com o secretário de Turismo do Sergipe, José Sales Neto.

“Sergipe é uma tendência para 2021, por ser um destino seguro, bonito, tranquilo e sem aglomeração para viajar com a família em tempos de pandemia e pós-pandemia. Além disso as tarifas para o destino estão 35% mais baixas que no mesmo período do ano passado, incentivando a compra” – José Sales Neto.

Segundo pesquisas especializadas, os destinos de praia da região Nordeste são a preferência dos brasileiros para viajar nessa retomada. O Turismo responde por quase 10% do PIB brasileiro, gerando milhões de empregos no país, as iniciativas e estratégias de recuperação da economia do turismo seguem por todo Brasil e a imprensa é fundamental nesse processo.

Na terça-feira (10) o governo federal lançou o ‘Plano Nacional de Retomada do Turismo’, a iniciativa busca resultados efetivos através de uma série de programas e ações, que vão desde concessão de crédito, cursos para adoção de protocolos de biossegurança, qualificação dos trabalhadores e prestadores de serviço, obras de melhoria de infraestrutura dos destinos turísticos, entre outras.

Secretário de Turismo do Sergipe, José Sales Neto (crédito: Setur)

Sobre os atrativos e produtos turísticos do destino, José Sales Neto destaca: “os Canyons de Xingó são considerados algo bastante impressionante, proporciona aos turistas um grau altíssimo de satisfação, é uma das maravilhas do mundo, e fica aqui em nosso estado, além de ser o 5º maior Canyon do mundo é o maior navegável do planeta, e ainda tem a mística do Rio São Francisco, rio da integração nacional. A cultura da região do sertão nordestino, banhado pelo rio, tem a história viva do cangaço para ser contada aos visitantes que se encantam, é um local que vale muito a pena conhecer, com muita beleza e história, uma gastronomia peculiar e saborosa. As cidades históricas, São Cristóvão e Laranjeiras, chamam atenção por diversos motivos e atrativos: a belíssima natureza local, a Serra de Itabaiana, ótima para fazer trilha, rapel e para os banhos de cachoeira. No Parque dos Falcões os turistas descobrem a arte da falcoaria e como são criadas as aves de rapina. Conhecer, na divisa de Sergipe com Alagoas, a Foz do São Francisco encanta a todos, é um passeio muito procurado, também é uma das maravilhas do mundo. Aqui os turistas tem permanente contato com a natureza, em lugares paradisíacos, sem aglomeração“.

A beleza dos Canyons de Xingó no Rio São Francisco (crédito: Matheus Moura)

Além disso, o secretário lembra que na capital do estado Aracaju, “existem belíssimas praias de águas mornas e tranquilas, com infraestrutura de bares e restaurantes que não é visto em outros estados. O turismo náutico é o forte na Orla Pôr do Sol, com passeio de catamarã e de lanchas nas ilhas da região. No litoral sul, também muito procurada, fica a praia do Saco na divisa com a pequena vila de pescadores de Mangue Seco, Bahia. No local, existe um passeio encantador, e a praia é considerada uma das mais bonitas do mundo“.

Praia do Saco, considerada uma das bonitas do mundo (crédito: Marcos Rodrigues)

Investimentos em divulgação

Em relação as perspectivas para 2021, “estamos fazendo uma série de parcerias com operadoras importantes do nosso país, a exemplo da CVC, Agaxtur, Mondiale (operadora de Campinas, que trabalha fortemente o interior de São Paulo). Estamos em vias de fazer acordo com a Azul viagens, além de outras parcerias e acordos para que as operadoras coloquem nosso destino com mais força nas suas prateleiras. Paralelo a isso a iniciativa privada já está negociando tarifas e seus pacotes com essas operadoras, também estamos trabalhando recursos para melhor divulgação de Sergipe nos principais estados emissores de turistas. Existe uma perspectiva bastante adiantada em relação ao orçamento do ano que vem, do governo do Estado, para investimentos em divulgação, propaganda e mídia que vai nos ajudar a apresentar para os turistas nossos atrativos, belezas naturais, cultura, gastronomia, e assim, na hora da tomada de decisão da sua compra do pacote de férias, possam optar por Sergipe. Esse trabalho já vem sendo feito, mas de forma menos ostensiva devido a pandemia e também por dificuldades de recursos, mas novos investimentos serão feitos para 2021“.

A belíssima Orla de Aracaju (crédito: Sando Stéfano)

Destino seguro

Sobre a retomada do setor no estado de Sergipe, “podemos afirmar que o destino está preparado para receber o turista, com todos os protocolos de biossegurança, para que ele e sua família possam se sentir tranquilos e seguros. O governo do Estado, junto com as prefeituras, a iniciativa privada, os meios de hospedagem, as agências de receptivo, os restaurantes, as transportadoras de turista (vans, ônibus e embarcações) estão obedecendo todos os protocolos de biossegurança para que o os viajantes sintam-se seguros. Adotamos o selo do ministério, do Turismo Limpo e Seguro e do Turismo Responsável. A grande maioria dos empreendimentos já adotaram os protocolos de segurança, podemos afirmar com convicção que Sergipe é um destino totalmente preparado para receber turistas nesse momento de pandemia e também no pós-pandemia“.

Área de lazer na Orla de Atalaia (crédito: César de Oliveira)

Nordeste se destaca na retomada

Por fim, José Sales Neto informa que “o destino começa a ter certa visibilidade nos estados vizinhos, o governo do Estado lançou uma campanha mostrando que estamos prontos para receber os turistas, e está sendo impulsionada nos estados da Bahia, Alagoas, Pernambuco e Paraíba. A campanha vem colocando Sergipe com destaque na região, gerando resultados de engajamento e interação, recentemente o destino foi pauta no portal UOL e na Revista Viagem. As reportagens enfatizam que o Nordeste se destaca na retomada, sendo Sergipe uma tendência para 2021, por ser um dos destinos mais calmos para viajar com a família em tempos de pandemia. Além do que, segundo o site viajala.com.br, as tarifas para Sergipe estão 35% mais baixas que no mesmo período do ano passado, incentivando a compra. Agora venham conhecer esse maravilhoso pedacinho do Brasil“.

Lagoa dos tambaquis (crédito: Karolina Kiss)
LEIA TAMBÉM:
  1. Réveillon Real Classic Hotel Aracaju terá show com total segurança
  2. Arraial do Cabo vive exclusivamente da economia do turismo
  3. Cana Brava All Inclusive Resort comemora retomada de acordo com protocolos de segurança
  4. Enoturismo recupera turistas para o Vale dos Vinhedos (RS)
  5. Turismo seguro no sertão sergipano prenuncia verão promissor
  6. Natal da Serra Gaúcha celebrará momentos melhores, região é um dos principais destinos da retomada
  7. Protocolos asseguram retomada do turismo no Rio de Janeiro
  8. Vacina e regularização dos voos trará de volta turistas de todo o mundo ao Rio
  9. Hotéis nordestinos respeitam protocolos e ocupação cresce
  10. Agentes de viagens consideram 2021 o ano do turismo brasileiro
  11. Santa Catarina é certificado como um dos destinos mais seguros do Brasil
  12. Mercado reage positivamente a retomada, avaliam Operadora Del Bianco e Prymexx Seguros 
  13. Turismo tem retomada surpreendente na Serra Gaúcha e no Nordeste 
  14. Retomada é avaliada positivamente por profissionais de turismo do Nordeste
  15. Retomada: Perspectivas e estratégias dos profissionais de turismo 
  16. Jornalismo em Defesa do Turismo Brasileiro
  17. Conservatória tem ótimos hotéis e pousadas próximo às capitais de SP, RJ e MG com segurança e isolamento
  18. Pesquisa do Waze aponta preferência por destinos nacionais no pós-pandemia

Edição: Iluska Lopes – Diretora de Redação


EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *