Por Carlos Rocha

Bastidores do universo artístico e cultural do Brasil, especialmente o Rádio e a TV, toda quinta-feira aqui!

Destaque da semana: “Dupla Eletroneja” Letícia e Vanessa falam do lançamento “Acabou a Gente, o novo single fala sobre as dores do amor e recomeço após o término de um relacionamento. Tive a satisfação de ouvi-las e conhecê-las através da ótima reportagem da jornalista Iluska Lopes.

Letícia e Vanessa nasceram em Barra do Piraí, no interior do estado do Rio de Janeiro, e hoje moram na capital fluminense. Juntas possuem mais de 15 anos de experiência musical, além dos eventos artísticos, a dupla vinha se dedicando antes da pandemia ao novo projeto sertanejo pop, o qual já conta com algumas apresentações em badalados palcos cariocas (Fotos: Divulgação)

Destaque para o violino, tocado primorosamente pela Vanessa, que desde a infância se apresentava em orquestras e, para a voz afinada e impecável da irmã Letícia. A música está disponível em todas as plataformas digitais e conta com um clipe com lindas imagens do Arpoador e Morro Dois Irmãos, no Rio de Janeiro. Parabéns e sucesso meninas!

Instagram@leticiaevanessaoficial

Sitewww.leticiaevanessa.com.br

MAIS DESTAQUES

Foto: Reprodução/Facebook/Paulo Gustavo

• O Brasil ficou chocado com a morte prematura do ator Paulo Gustavo, de 42 anos, vítima da Covid-19. Além de ator, Paulo Gustavo era comediante, roteirista e produtor. Ganhou visibilidade ao interpretar Dona Hermínia em “Minha Mãe É Uma Peça” entre 2013 e 2019, série de filmes inspirada na mãe do ator. As produções arrecadaram mais de R$ 300 milhões de bilheteria, ele conseguiu atrair cerca de 20 milhões de pessoas aos filmes da série. Nesta quarta (5) fui informado que Paulo Gustavo vai dar nome ao Teatro Imperator, no bairro do Méier. Os meus mais sentidos pêsames para toda sua família.

• O dono do SBT, ordenou a volta do programa Triturando os Famosos, pra salva a audiência do programa Vem pra Cá, que é apresentado por Patrícia Abravanel e Gabriel Cartolano o Triturando vai ao ar das 12hs às 13h50, o programa só vai ser transmitido para o resto da rede, pois aqui no Rio de Janeiro tem uma programação local no horário. SBT Rio e SBT Esporte.

• Aos Domingos após ao programa Silvio Santos podemos assistir um programa jornalístico chamado Poder em Foco, vai ao ar à zero hora.

• Fausto Silva acerta com a Band, ele acaba de ser contratado por 5 anos, será que ele vai fazer o seu antigo programa, “Perdidos na Noite” que foi seu carro-chefe na época antes de ser contratado pela Globo. Ele vai estrear em janeiro de 2022. Agora vamos esperar….

• Danilo Gentili, continua arrebentando na audiência com seu show no SBT, nos fins de noites, onde ele recebe os convidados famosos do meio artístico.

• A Rede Tupi de Televisão, inaugurada em 18 de setembro de 1950 pelo jornalista Assis Chateaubriand, foi a primeira emissora de TV a operar no país. Sua matriz e geradora era a TV Tupi de São Paulo.

Sede da TV Tupi Rio de Janeiro, na Urca (Imagem: arquivo Google)

A TV Tupi Rio de Janeiro entrou no ar pouco tempo depois, em 20 de janeiro de 1951, dia de São Sebastião do Rio de Janeiro. Era sintonizado no Canal 6 VHF, os estúdios da emissora ficavam na Avenida Venezuela, no centro do Rio de Janeiro e o auditório assim como a central técnica da emissora funcionavam nas antigas dependências do Cassino da Urca, no tradicional bairro da Urca.

Cantora Elizete Cardoso se apresenta em programa no auditório da TV Tupi, em 1959 (Imagem: arquivo Google)

O elenco inicial contava com a apresentação do radialista e locutor Luiz Jatobá e Haydée Miranda. Entre as apresentações, a Orquestra Tabajara, seguida de outras atrações musicais como Antônio Maria e Dorival Caymmi, Dircinha Baptista, Trio de Ouro com a participação de Herivelto Martins e outros. A programação encerrava com a participação do lutador de Jiu-jitsu Hélio Gracie, entretendo os convidados. Depois vieram outros programas que marcaram época, entre eles: Flávio Cavalcante, Jota Silvestre, Abelardo Barbosa – Chacrinha entre outros nomes da nossa TV.

A Tupi era propriedade do Diários Associados, grupo empresarial do magnata Assis Chateaubriand, no início, o logotipo da TV era representado por um indiozinho Tupiniquim (Imagem: arquivo Google)

• Na outra Edição vou falar da TV Continental, Canal 9 Rio, foi outra que fez sucesso na época, vamos aguardar….

• Aconteceu no Dia Internacional do Trabalhador, sábado (1), a posse da Diretoria do Sindicato dos Radialistas e TV (Leonel Quirino da Silva Neto para presidente, Marco Antônio da Cruz Gomes de vice), com a presença de várias autoridades virtuais, obedecendo as normas de segurança sanitária. Daqui da nossa redação desejamos grande sucesso nessa nova trajetória na gestão do Sindicato 2021-2024.

Não deixe de visitar o meu site: carlosrocharadiotv.com.br

Até a próxima quinta-feira com mais Bastidores da Fama!

*Edição: Iluska Lopes / Revisão: Carmem Teresa Elias


CARLOS ROCHA é jornalista formado desde 1979, com pós graduação em jornalismo cultural pela UERJ. Apresenta programas de rádio há 12 anos e dirige saraus em parceria com a ABI e outras entidades. Fundador e diretor de jornalismo da WebTV CAPITALRIO, apresenta o programa Carlos Rocha agora no formato televisivo.