Por Bolivar Meirelles

Que situação constrangedora, General… Com medo de Inquérito? Inquirir os outros? Fácil… Tudo bem… Ser inquirido? Outra coisa. Sim, as pernas bambeiam? Não é samba General… Caso fosse, tudo bem, pernas de brasileiro tremem. Ao ritmo da música. Nada mais brasileiro. Amor a Pátria, a cultura brasileira. Brasileiro e Brasileira nasceram para a dança, corpo leve. Treme tudo. Seu Chefe, “um manda o outro obedece”, defende tortura e torturador, Golpe de Estado de 1964, AI 5 e outras violências…Samba, frevo, capoeira,… cultura popular… Bem diferente. Defensor de opressor,…outra coisa. Seu chefe tem saudade da Cadeira do Dragão, do choque elétrico, “empanação” estupros Institucionais, assassinatos em quartéis… depoimentos na Comissão da Verdade explicam muito. Capitão Jair Bolsonaro, Chefe do General Pazuello…Andar sem máscaras… companheiros de muitos eventos. Ventos que passaram. Memória… passeio em Shopping…contatos tranquilos. Depoimento em Comissão Parlamentar de Inquérito… Paúra sim. O General de Divisão da Ativa ou o Chefe, o Capitão Presidente Jair Bolsonaro. Difícil alternativa, ou entregar quem manda ou se entregar quem obedece. Quem mandou criar essa frase fatal? Caso não haja criado mas…usou… Enfaticamente. “Canja de Galinha alimenta”, é outra coisa. “Um manda o outro obedece”. “Ordem errada” não se cumpre General! General! Pegou mal! Ou delata o Capitão ou se entrega. Mais que culpa, dolo ostensivo. As pernas tremem. Se pequeno o General diria “Mamãe! Me tire dessa!” Olha para os lados,… sem escapatória.

Daqui a 14 dias não terá saída.

“Explica-te ou te devoro” dirão Senadores na CPI, Comissão Parlamentar de Inquérito… então… entrega o Capitão. Ele não é defensor dos cagoetes dos tempos dos Governos Militares Ditatoriais implantados em 1964? Siga seu Chefe, o Capitão defensor de torturadores e de cagoetes. Se se entregar General será “herói do nada” se entregar o Capitão,…faz parte da anti ética do mesmo. Esse embrulho só tem entulho. Entulho por entulho…o General Pazuello e o Capitão Bolsonaro se equalizam… Nenhum dos dois presta e, duas semanas mais…mais argumentos os Senadores terão. Melhores perguntas surgirão. Quem tem culpa e, ainda mais sem loquacidade…pior fica. Como responder? General Pazuello,…trema, trema, trema. E não é samba. General Pazuello só sambistas, Escola de Samba, Grupo de Frevo… Carlinhos de Jesus não tem o que explicar, sambam e estão explicados. General de Divisão da Ativa… Ministro da Saúde, algo que de nada entende…nem de samba, frevo ou…nada de nada. E de Saúde Pública? Gestão Pública? Nada de nada. De logística? Nem disso. Especialista do nada. Treme! Treme! Treme! Senadores e Senadoras o farão tremer. Alguns com forte experiência… Quem mandou General de Divisão da Ativa Eduardo Pazuello “entrar nesse papo” do Capitão Reformado quase expulso por indisciplina do Exército? Só podia dar errado. No Exército General de Divisão Eduardo Pazuello, estava tudo bem…No Ministério da Saúde emergiu sua total incompetência. Quem nada sabe o que explicar ou não quer, vai tremer, tremer, tremer e, como não sabe sambar…vai acabar “sambando”.

Veja se chama o Capitão Presidente Jair Bolsonaro para “sambar” também. Curta a sua desnecessária quarentena…


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina.