Por Luiz Carlos Prestes Filho –
Não fui amigo íntimo do cantor Agnaldo Timóteo. Estivemos juntos em algumas ocasiões públicas e familiares nos últimos anos. Somente. Mas sua morte me abateu fortemente. Ao imaginar que nunca mais vou ouvir aquele seu brado quando me via – “Luizinho! Como vai menino?!” – uma tristeza profunda me abateu.
Em 2020 fiz uma entrevista com ele sobre o impacto da pandemia da Covid 19 em sua vida, este ano publiquei uma outra entrevista. Agora sobre o tema: regulamentação de cassinos, bingos e do Jogo do Bicho. Nesta, com a coragem que lhe sempre acompanhou, enalteceu os amigos Anísio Abrão David, GRES Beija-Flor de Nilópolis e o Capitão Guimarães, GRES Vila Isabel. Fez questão de destacar o seu respeito pelo Castor de Andrade, GRES Mocidade Independente, e pelo Luizinho Drummond, Imperatriz Leopoldinense.
Repetiu várias vezes: “Pode escrever menino, os bicheiros me deram dinheiro porque eu fui pedir para eles! Os presidentes Tancredo, Collor e FHC pediam dinheiro para os banqueiros e para as multinacionais. Eu nunca tive essa possibilidade!”
No ano de 2018, realizei uma série de atividades que envolveram o centenário do compositor Adelino Moreira. Entre estas, o lançamento de um selo comemorativo pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT). Quando o convidei para participar da obliteração, ao lado da fadista Maria Alcina, no Consulado de Portugal, de imediato aceitou… mas com uma condição: “Serei voluntário menino! O que o amigo Adelino Moreira de Castro fez pela música brasileira é incomensurável, sempre fui seu admirador e cantor de sua obra magnífica. As canções A VOLTA DO BOÊMIO e NEGUE são dois clássicos que nunca deixarão de serem cantadas”. O evento foi um sucesso com a presença do Embaixador de Portugal no Brasil, Jorge Cabral, do Ministro da Cultura de Portugal, Luís Felipe Carrilho de Castro Mendes e do Consul de Portugal no Rio de Janeiro, Jaime Van Zeller Leitão. O grande amigo do Adelino Moreira, o compositor João Roberto Kelly, fez questão de marcar a sua presença na plateia.
Durante os ensaios Agnaldo repetiu várias vezes que tinha admiração pelo meu pai, Luiz Carlos Prestes: “Foi uma das maiores honras do mundo acompanhar o Cavaleiro da Esperança numa viagem até a Itália, na década de 1980, onde ele foi o palestrante no Congresso Mundial da Paz. Viver a firmeza de sua voz e de suas convicções foi uma experiência única durante o meu mandato de Deputado Federal”.
Em fevereiro de 2020, o Agnaldo foi um dos primeiros a chegar na festa de aniversário de minha mãe Maria. Com toda a humildade cumprimentou todos os presentes e soltou a sua voz num belo “Ave Maria”. Minha mãe, encantada, teve a oportunidade de mais uma vez aplaudir o talento deste cantor original e, ao mesmo tempo, ser homenageada. Na ocasião ele reencontrou velhos amigos do parlamento, os ex-deputados José Dirceu e Luiz Alfredo Salomão. Foi uma festa! Sem dúvida, foi uma tarde memorável. Ainda mais, porque todos celebravam a impressionante recuperação da saúde do Agnaldo, que meses antes tinha sofrido um AVC.
Este ano iríamos comemorar os 85 anos do Agnaldo Timóteo. Infelizmente, aconteceu essa tragédia.
LUIZ CARLOS PRESTES FILHO – Diretor Executivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Cineasta, formado em Direção de Filmes Documentários para Televisão e Cinema pelo Instituto Estatal de Cinema da União Soviética; Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local; Coordenou estudos sobre a contribuição da Cultura para o PIB do Estado do Rio de Janeiro (2002) e sobre as cadeias produtivas da Economia da Música (2005) e do Carnaval (2009); É autor do livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo” (2015).
MAZOLA
Related posts
Anti-heróis da humanidade
ESCÂNDALOS – por Miranda Sá
Eólicas
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo