Por Bolivar Meirelles

É…estamos chegando às eleições. Está polarizada mesmo. Apenas Lula versus Bolsonaro.

Os outros,…divididos e sem votos. Aliás, mesma “ladainha” de todos. O que fazer? Escolheremos, nessa emaranhada de “pretendentes” à Presidência da República, pelo menos o que de pior nada tem, mas…com possibilidades concretas. Até que, para mim, que pretendo o “Poder Popular”, em nenhum deles encontro minha opção, caso fosse um suicida tático, e desejasse ver o pior vitorioso, o Jair Bolsonaro, votaria na “candidata” do PCB, sim, esta propõe o Poder Popular, minha opção estratégica, por hoje, teremos a tática. Como analiso a “realidade concreta”, segundo Lênin colocava, “a análise concreta da realidade concreta”… Hoje vejo, sem “esquerdismo”, também estudado por Lênin como “doença infantil no comunismo”, a melhor forma de derrotar, a curto prazo, o extremismo de direita fascista instalado na presidência do Brasil, nesse hoje de 2022.

O resto de opção é o resto, não tem votos.

STJ condenou Dallagnol a indenizar Lula por slides e equipe do ex-presidente provocou com nova imagem de PowerPoint. (Fotomontagem / TIL)

O Ciro Gomes, em particular, não está lá nem cá, apenas, ao criticar Lula tira alguns votos do principal candidato da possível esquerda/centro esquerda. Esse, o Ciro Gomes, espremido entre os recentes falso arrependidos, de direita neoliberal, no entanto, ainda, ex bolsonaristas de 2018, e a avalanche da centro esquerda de Lula. Lula, esperto, se compôs com o Alckmin, sinaliza à centro direita mas, democrática, no sentido da Democracia Burguesa. O Bolsonaro reafirma sua posição de extrema direita agregando o General de Exército da Reserva, Braga Neto, seu candidato a Vice. Quem desejar construir o caminho da Democracia, mesmo que Burguesa, hipótese única hoje possível, só tem a chapa Lula e Alckmin como viável.

“Alckmin e Lula é o viável…” (Foto: Ricardo Stuckert)

Quem desejar acirrar os ânimos da extrema direita antidemocrática, terá a opção do fascista Jair Bolsonaro. Não vejo outro caminho, Votar Lula em outubro de 2022 e, ou, pelo menos, os reincidentes e vacilantes, votarem Lula no segundo turno de 2022. Votarei, já, em primeiro turno, Lula Presidente, Alckmin Vice Presidente. Não vacilarei. Meu Deputado Federal pelo Rio de Janeiro, será o combativo Deputado Federal, Glauber Braga. Contra a extrema direita!

Contra o fascismo!

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.


Tribuna recomenda!