Categorias

Tribuna da Imprensa Livre

Óleo na Baía de Guanabara – por Daniel Mazola
Imagem ilustrativa. (Crédito: Agência Brasil)
Cidades, Colunistas, Geral

Óleo na Baía de Guanabara – por Daniel Mazola

Por Daniel Mazola

Hoje (08) ocorreu novo vazamento de óleo próximo à Refinaria Duque de Caxias (REDUC) que atingiu o Rio Iguaçu, o manguezal e as águas da Baía de Guanabara, além de atingir aquele Território Pesqueiro de onde os pescadores artesanais tentam diariamente tirar o sustento de suas famílias. O fato foi comunicado nesta tarde pela coordenação do Baía Viva por meio de WhatsApp ao Secretário Estadual do Ambiente e Sustentabilidade (SEAS), Thiago Pampolha, e ao presidente do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), Philipe Campelo, para os quais foi enviado um vídeo feito hoje no local, com pedido de providências para apurar a origem do vazamento de óleo e avaliar o dano ambiental e os impactos ao Território Pesqueiro.

Desde 2020, a partir de denúncias feitas em conjunto pela Colônia de Pesca de Duque de Caxias e o Movimento Baía Viva, o Ministério Público Federal de São João de Meriti apura as responsabilidades pelo despejo ilegal de substância química denominada pelos pescadores de “Água Vermelha” que vez por outra tem vazado pra Baía.

Também desde o ano passado, por denúncias feitas pelas duas organizações, o MPF de São João de Meriti apura as responsabilidades pelo vazamento de substâncias químicas pela BRASKEM que tem vazado periodicamente de forma ilegal para as águas da Baía de Guanabara.

Baía de Guanabara (Foto: Antonio Scorza/Reprodução)

“Estamos em plena Década do Oceano e da Restauração dos Ecossistemas (ONU, 2021-2030), mas infelizmente as baías fluminenses continuam sendo sacrificadas pela poluição industrial, esgotos não tratado e lixo. As comunidades pesqueiras passam por forte empobrecimento provocado pela intensa e crescente poluição; e muitas famílias de pescadores estão passando por insegurança alimentar. Até quando esta Impunidade Ambiental vai continuar!?”, ressalta indignado nosso colunista Sérgio Ricardo Potiguara, cofundador do Baía Viva.

Vários vídeos sobre a poluição provocada pela REDUC e a BRASKEM estão disponíveis no canal YouTube do Baía Viva Movimento e no site: www.baiaviva.com

DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI); Conselheiro Efetivo da ABI (2004/2017); Foi vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013). mazola@tribunadaimprensalivre.com

SÉRGIO RICARDO VERDE – Ecologista, membro fundador do movimento BAÍA VIVA; Gestor e planejador ambiental, produtor cultural, engajado nas causas ecológicas e sociais, colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Membro do Conselho Estadual de Direitos Indígenas (CEDIND-RJ) pela organização GRUMIN presidida pela escritora Eliane Potiguara e mestrando do Programa de Pós-Graduação em Práticas em Desenvolvimento Sustentável (PPGPDS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ).


Tribuna recomenda!

NOTA DO EDITOR: Quem conhece o professor Ricardo Cravo Albin, autor do recém lançado “Pandemia e Pandemônio” sabe bem que desde o ano passado ele vêm escrevendo dezenas de textos, todos publicados aqui na coluna, alertando para os riscos da desobediência civil e do insultuoso desprezo de multidões de pessoas a contrariar normas de higiene sanitária apregoadas com veemência por tantas autoridades responsáveis. Sabe também da máxima que apregoa: “entre a economia e uma vida, jamais deveria haver dúvida: a vida, sempre e sempre o ser humano, feito à imagem de Deus” (Daniel Mazola). Crédito: Iluska Lopes/Tribuna da Imprensa Livre.

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *