Por Iluska Lopes –
À frente da C2Rio Tours & Travel, o CEO Alexander Balard, falou com exclusividade para o jornal Tribuna da Imprensa Livre sobre o impacto da pandemia no setor e o desafio de seguir como a mais bem avaliada operadora de receptivo do Brasil.
O diretor executivo Alexander Balard não está sozinho nessa empreitada, com ele está o diretor de operações e sócio, Leo Balard. Alexander e Leo trabalham juntos com turismo desde 2003. “Antes da C2Rio compartilhamos experiência em diferentes atividades com resultados expressivos. Na Trend Operadora como representantes desenvolvemos a capacidade de vendas e como proprietários de V7 Viagens/Wings Travel Management adquirimos experiência em operação de grandes contas B2B (business-to-business)“, revela Alexander.
Hoje com 30 funcionário, a C2Rio é uma operadora turística com receptivo multilíngue local, reservas de hotelaria, passeios e transportes em todo o Brasil para visitantes a lazer, eventos ou profissionais. “Nossa experiência no turismo vem desde 1978, na companhia aérea Lufthansa, e mais tarde em grandes operadoras do Rio de Janeiro, onde coordenamos a recepção de incontáveis grupos e individuais, incluindo coordenação de feiras, eventos e congressos. Nossa equipe multicultural vem há mais de 30 anos apoiando a trajetória de sucesso dos nossos clientes. Para tanto, expandimos continuadamente nossas atividades e sempre estamos ampliando nosso know how, nossa rede de contatos e nossa gama de serviços. Fazemos de tudo para que os nossos clientes se sintam bem e plenamente satisfeitos com o atendimento“, destaca o CEO.
***
Iluska Lopes: A C2Rio Tours & Travel atua no mercado há quanto tempo e quais foram as principais conquistas da empresa?
Alexander Balard: Apesar de atuar no mercado desde 1984 e o Leo desde 2003 como empresário no turismo, a C2Rio nasceu em 2016, após os jogos olímpicos, baseada no binômio qualidade e tecnologia, sendo hoje a maior e mais bem avaliada operadora de receptivo no pais. Hoje somos os principais fornecedores das maiores OTAs (Agências de Viagem Online) do mercado com um volume de 50.000 turistas/ano (2019) e com qualidade com índices acima de 9/10.
Iluska Lopes: Quais os serviços e atrativos que a C2Rio oferece aos turistas, fale das opções de excursões e passeios pelo Rio de Janeiro?
Alexander Balard: São mais de 20 passeios regulares no Rio de Janeiro, com destaque para o tour Um dia no Rio que ganhou o prêmio Travelers Choice do Trip Advisor como segundo melhor tour da América do Sul. Oferecemos excursões, passeios turísticos, passeios e excursões privados, excursões noturnas, excursões culturais, passeios urbanos, etc. No site todos os passeios estão detalhados, são muitas opções, confira.
Iluska Lopes: Fale sobre o impacto que a pandemia acarretou na empresa e quais são as perspectivas para 2021 em termos de turismo receptivo?
Alexander Balard: A Pandemia parou a empresa no dia 17 de março de 2020, tendo retornado lentamente a partir de setembro com os números aumentando lentamente. Hoje estamos operando 30% do operado há um ano atrás.
Durante a pandemia mantivemos toda a nossa equipe de 28 funcionários e ainda contratamos 2, trabalhamos na melhora dos processos internos e criamos duas linhas de negócio. A C2 Tours que é uma operadora de atividades que distribui os produtos como passeios, transfers e ingressos da C2Rio e de muitos outros parceiros no Brasil e no mundo, através de tecnologia de ponta como QRCode em apartamentos de hotel e maquinas Smart POS para venda local por guias e recepcionistas, além da tradicional venda online via e-commerce.
A empresa está operacional desde outubro no Rio de Janeiro, expandindo para outras praças no Brasil como Salvador, Foz, Gramado e Natal no primeiro trimestre de 2021, para destinos internacionais a partir do segundo semestre de 2021. Estamos em fase de criação da C2Pay que é uma conta digital com cartão e smartPOS com tecnologia embarcada específica para atender as dores do operador de turismo local.
Somos bastante otimistas em relação ao futuro do turismo assim que a pandemia for debelada. Acreditamos em uma demanda reprimida que vá se realizar logo após a melhora dos números.
Iluska Lopes: Como está o processo de retomada do turismo na sua visão, as autoridades tem atuado satisfatoriamente?
Alexander Balard: Muito incerto. O turismo só se recupera após a vacinação em massa. O governo agiu corretamente na área econômica com a ajuda emergencial tanto para pessoas quanto para empresas, já na área de saúde uma política e liderança forte no governo federal poderia eventualmente ter melhorado os números nesta área.
Iluska Lopes: Qual tipo de turista (local, nacional, internacional, cruzeiro, etc) é mais importante para a C2Rio Tours & Travel, e se esse perfil mudou muito com a pandemia?
Alexander Balard: Até o dia 16 de março 97% dos turistas atendidos eram estrangeiros, sendo 50% de argentinos, 20% de outros latinos e 27% de americanos, europeus e asiáticos. Esta proporção se inverteu, hoje atendemos 90% de brasileiros, e para isso tivemos que nos adaptar a esse mercado novo, ajustando preços, atendimento via WhatsApp e outros detalhes para atender este o turista nacional.
ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
iluska@tribunadaimprensalivre.com
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo