Por Emanuel Cancella–
O petróleo é a principal matriz energética por sua aplicação multiplicada em gasolina, querosene de avião, diesel, petroquímica etc. Enquanto a hidrelétrica e a eólica só produz a energia elétrica e o carvão apenas o calor.
A petroquímica, por exemplo, a parte mais lucrativa do petróleo, é responsável por milhares de produtos como celular, notebooks, tênis esportivo etc.
Entretanto, por ser a principal fonte de energia do planeta, o petróleo produz muita poluição, mas o governo do PT investiu também em energia limpas.
Brasil nos governos do PT ficou entre os dez países que mais investiu em energia limpa, hidráulica, eólica, biomassa e solar (11).
Nos governos do PT com vasto investimento público, o Centro de pesquisa da Petrobrás – Cenpes- desenvolveu tecnologia inédita no mundo que permitiu descobrir e produzir petróleo em águas profundas e no pré-sal. E o pré-sal já responde por 70% da produção nacional (6).
Então vieram os golpes, segundo o ministro do STF, Luís Barroso, retiraram Dilma e o juiz Moro prendeu Lula, sem provas, para eleger Bolsonaro, e assim conseguiram facilmente surrupiar nosso petróleo (9,10).
Michel Temer que sucedeu Dilma, não só entregou áreas do pré-sal como criou a PEC do trilhão que isenta em um trilhão as multinacionais de petróleo em impostos (3,5).
Bolsonaro, que falou na Globo em fuzilar FHC por vender petróleo, entregou grande parte do pré-sal e queria privatizar a Petrobrás (4,7,12).
A produção de petróleo na foz do Amazonas vai trazer, à região mais pobre do país, investimentos volumosos, arrecadação gigante de impostos e empregos de qualidade.
A Petrobrás nunca teve acidente de prospecção de petróleo, inclusive no pré-sal, diz presidente do BNDES (8).
Se o pré-sal do amazonas for entregue as multis como grande parte do Sul Sudeste, se isso acontecer, essas empresas só vão produzir miséria e devastação na região Amazônica.
Fonte:
6 – https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/
7 – https://exame.com/negocios/pre-sal-ja-responde-por-70-da-producao-de-petroleo-no-brasil/
9 – https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
O “metralhadora giratória”
IGUALDADE – por Miranda Sá
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo