Por Emanuel Cancella –

 A rapaziada de Curitiba está batendo cabeça!

A ida do juiz Eduardo Appio para 13ª vara de Curitiba equivale aos estragos que The Intercepet Brasil quando transformou a Lava Jato em Vaza Jato.

A Lava Jato, que não ouviu Duran, tinha decretado sua prisão. Duran acusou Moro e Dalagnol de extorsão disse que pagou US$ 612 mil para não ser preso. E que tinha como provar.

Na ocasião, Moro negou, chamou Duran de aventureiro e fugitivo da lei.   Mas o jornalista, Luís Nassif diz que Duran fez depósito na conta da esposa de Moro, Rosangela Moro.

Agora, com a nomeação de Eduardo Appio na vara de Curitiba, dois atos de Appio tocaram o horror na República de Curitiba. O primeiro foi o depoimento por vídeo conferência do advogado da Odebrecht, Rodrigo Tacla Duran, com uma bomba atômica para cima de Moro, Dallagnol e a mulher de Moro, Rosangela Moro, desmascarando-os acerca da extorsão.

O  segundo foi um novo depoimento de Palocci no TRF-4. No desespero, entraram  em ação o PGR e o TRF-4. O PGR Augusto Aras, num jogo de cena,  em 2020, até ameaçou ouvir Tacla Duran, mas logo recuou.

Agora o MPF, chefiado por Aras, já pediu a anulação do depoimento de Duran e querem barrar a ida do processo para o STF. Aliás o STF já se manifestou favorável ao processo no Supremo através do Ministro Levandosvisky, decisão ratificada pelo ministro Dias Toffoli. Agora também  o TRF-4 anulou a oitiva do ministro Palocci e ativou a prisão de Duran, através de um desembargador pai do sócio do Moro.

Deram um jeito e afastaram Appio e o  TRF-4 coloca no lugar dele nada menos que Gabriela Hard, a juíza que na época condenou injustamente Lula no sitio de Atibaia, tanto que o STF anulou todas as sentenças de Gabriela Hard em relação a Lula.

E o pior, o pai da juíza Gabriela Hard é acusado de vender a tecnologia da Petrobrás do Six para empresa canadense. Será que Gabriela vai investigar o pai?

Mas creio que todo esse desespero da República de Curitiba é que Moro ao ser preso por crime de extorsão, para se livrar da prisão possa vir a delatar Bolsonaro. Lembrando que Moro prendeu Lula num claro intuito de beneficiar Bolsonaro.

Para que não pairem dúvidas do conluio criminoso de ambos, Moro recebeu de Bolsonaro o ministério da Justiça e a promessa de ser indicado ministro do STF.

Charge do Aroeira. (Facebook)

Fonte:

https://jornalggn.com.br/justica/appio-tacla-duran-decisao-constituicao-e-democracia/

https://noticias.uol.com.br/reportagens-especiais/tacla-duran-paguei-para-nao-ser-preso-na-lava-jato/   

https://jornalggn.com.br/politica/advogado-espanhol-fez-pagamentos-a-rosangela-moro/

https://www.conjur.com.br/2023-mar-30/mpf-parana-anulacao-depoimento-advogado-tacla-duran

https://congressoemfoco.uol.com.br/area/justica/aras-retoma-delacao-de-tacla-duran-e-lavajatistas-veem-perseguicao-a-moro/

https://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2023/04/11/lewandowski-determina-que-acusacoes-de-tacla-duran-contra-moro-e-dallagnol-permanecam-no-stf.ghtml

https://agenciabrasil.ebc.com.br/justica/noticia/2023-05/toffoli-reitera-suspensao-de-processos-contra-tacla-duran-na-lava-jato

https://www.conjur.com.br/2023-abr-13/desembargador-mandou-prender-tacla-duran-pai-socio-moro#:~:text=No%20entanto%2C%20na%20ter%C3%A7a%20(11,Jardim%2C%20do%20jornal%20O%20Globo.

https://www.cut.org.br/noticias/stf-anula-todas-as-decisoes-de-gabriela-hardt-substituta-de-moro-na-lava-jato-99ac

https://www.brasildefato.com.br/2023/04/06/pai-da-juiza-gabriela-hardt-e-suspeito-de-roubar-tecnologia-da-petrobras

https://brasil.elpais.com/brasil/2019/05/12/politica/1557677235_562717.html

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!