Por Iata Anderson –

Ficou muito interessante, curioso, o jogo do Botafogo contra o América Mineiro, depois dos 30 minutos do primeiro tempo, quando o locutor “substituiu” o goleiro Mateus Pasinato pelo professor, doutor, mestre e graduado pela Faculdade de Direito da USP e analista político do programa “Pingo Nos Is”, da Jovem Pan, Tiago Pavinatto.

Foi assim, é assim, assim será, enquanto o canal que tem os direitos de transmissão não tiver concorrência e mantiver o monopólio do futebol brasileiro.

Promiscuidade, falta de zelo e reponsabilidade, num canal pago, bem pago por sinal.

Sem falar na “contribuição” para o esfacelamento da língua portuguesa, que atingiu patamares perigosos para a formação da turma que vem por aí.

No jogo do Corinthians contra o Fluminense, o goleiro Cássio foi “eleito” o maior da história do Timão, dito, claro, por quem desconhece totalmente a história de Gylmar dos Santos Neves (fotos abaixo), o maior goleiro do futebol brasileiro de todos os tempos, a história diz isso.

Foto Rara, de 1959: Gilmar, goleiro do S.C. Corinthians Paulista (SP) | História do Futebol

Locutores e comentaristas do referido canal, desconhecem que há uma enorme diferença entre “posição de impedimento” e “impedido” e vão continuar repetindo.

Como se não bastasse, Cássio fez um lançamento “vertical”, para o ataque que, com certeza não aproveitou, pois a bola subiu muito, em sua verticalidade que, como é sabido, VERTICAL é perpendicular a HORIZONTAL – posição do campo – nunca serão a mesma coisa.

O linguajar que alguns comentaristas – ex-jogadores – querem impor aos assinantes veio do curso promovido pela CBF e não contribui em nada para o desenvolvimento do futebol brasileiro.

Querem “inventar” e o tiro saiu pelos fundos. O velho Chacrinha tinha razão “TUDO SE COPIA”.

“Gylmar dos Santos Neves, mais conhecido como Gilmar, foi um futebolista brasileiro que atuava como goleiro, bicampeão mundial pela Seleção Brasileira. Amplamente considerado o maior goleiro brasileiro, e um dos maiores de toda a história, foi votado como um dos 20 maiores goleiros do século XX, pela IFFHS. (Wikipédia)”.

O_Dibre on Twitter: "Gilmar - o goleiro maior ... Gylmar dos Santos Neves - Gilmar, o goleiro brasileiro nas Copas de 1958 e 62. Ídolo em Corinthians e Santos, marcou época por

IATA ANDERSON – Jornalista profissional, titular da coluna “Tribuna dos Esportes”. Trabalhou em alguns dos principais veículos de comunicação do país como as Organizações Globo, TV Manchete e Tupi; Atuou em três Copas do Mundo, um Mundial de Clubes, duas Olimpíadas e todos os Campeonatos Brasileiros, desde 1971.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!