Por Emanuel Cancella –
Miriam Leitão, principal jornalista da área econômica da Globo, defendia Lula, “desde que não mexesse na política de preços da Petrobrás” (2).
Dilma, por vender combustível barato, chegou até a ser processada pelo MPF: “MPF processa Graça Foster e Mantega por manterem combustíveis a preços baixos no governo Dilma” (3). E Dilma não cedeu!
Apesar de saber que irá mudar não só o valor do combustível, como a política de preços, o general Joaquim Silva e Luna grita: “Fim do PPI é grande mentira e não muda nada, diz ex-presidente da Petrobras” (1).
Bom lembrar que esse general é contemporâneo no escândalo do Itaipu Gate, no qual Bolsonaro queria comprar a energia de Itaipu para Leros, empresa do próprio clã Bolsonaro (7). Essa armação quase derruba o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez.
Luna depois veio da Itaipu para Petrobrás.
General Luna quer parecer revoltado contra Lula pelo anúncio do fim do PPI , mas esse mesmo General da Petrobrás se calou tanto na maracutaia de Itaipu como também quanto a Bolsonaro prometer, em 2018, no adesivo de campanha, o gás no máximo a R$ 35,00 e a gasolina no máximo a R$ 2,50 (5).
E o pior, Bolsonaro cinicamente ainda prometeu em 2022 os combustíveis mais baratos do mundo (6). Eu até denunciei Bolsonaro ao PGR por estelionato eleitoral, mas o MPF arquivou a denúncia (4).
Lula disse muito bem, se os brasileiros ganham seus salários em real, como pagar o preço dos combustíveis em dólar?
Fonte:
4 – https://emanuelcancella.blogspot.com/2022/08/denuncia-ao-mpf-do-estelionato.html
5 – https://horadopovo.com.br/estelionato-eleitoral-bolsonaro-prometeu-gasolina-a-r-250-e-gas-a-r-3500/
7 – https://www.cartacapital.com.br/politica/funcionarios-da-eletrobras-defendem-cpi-do-itaipugate/
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo