Por Bolivar Meirelles –
Jovens votam com seus avós.
Avós que enfrentaram a ditadura dos governos militares. Avós batalharam e lutaram contra os golpistas de abril de1964. Golpe de Estado no Brasil. Monopólios, nacionais e internacionais se unem, conspiraram com militares. Derrubam o governo legal de João Goulart. Lei de remessa de lucros, salvaguarda dos interesses nacionais. Reforma agrária. Posse da terra aos produtores. Alfabetização consciente aos adultos. Método Paulo Freire. Cultura. Ação. “Terra da felicidade”, Brasil. Onera, desonera o Capital. Enraiza-se o Capital Nacional. Discute-se a propriedade coletiva. “Quero que te quero Pátria minha!” Ardente ambiente. Discutia-se tudo. Tudo mesmo. De tudo. Liberdade total. Animados seres humanos, busca sincera de um mundo novo. Vazio sem fim a buscar novos caminhos. Descoberta da liberdade. América Latina contagiante ambiente. África mãe. “Ser ou não ser”. Igreja ainda muito conservadora. Papa João XXIII recentemente eleito, 1958, assumira seu papel histórico. Iluminou a figura de Galileu. Coexistir religião com ciência. Evolução das espécies. Superação do criacionismo.
E, não é, configurava um mundo querendo nascer. O outro não havia morrido. As chaminés não se transformaram em luminárias transformadoras. “Ser ou não ser”.
Estou votando com os jovens em idade. Os bem jovens não desejam a ditadura. Jair Bolsonaro não! Seguirei a juventude dos anos de enfrentamento à ditadura! Seguirei os jovens de primeiros títulos, alguns adolescentes. Aos 82 anos sou jovem! Os “cinquentões” que se acham ricos por ganharem mais de 10.000 reais por mês…que fiquem no equívoco do Jair Bolsonaro. “Vocês não gostam de mim, mas seus filhos e filhas gostam!”. Eu, geração de 1964 não! Fico com os recentes jovens eleitores. Lutemos para confrontar com os da extrema direita. A luz que nos conduz é a luz da liberdade. Não deixemos, submissos, submeterem nosso Brasil à infeliz ditadura de extrema direita.
Abaixo o Hitler! Abaixo o Mussolini! Fora o militarismo! Fora Bolsonaro!
BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Maluco com Maluco dá Maluquice
Haverá Brasil no futuro?
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo