Por Brunno Guedes –
Não sabia que tinha uma mulher com tamanha honra? Não fique chateado! Muitos não sabem, mas estamos falando da senhora Susana Balbo!
Sua história, uma das personagens mais representativas do cenário vitivinícola, tem início nos anos 1980. Desde muito cedo, Susana não aceitava ver o mundo de dentro de uma caixa e já dava sinais de que havia nascido para grandes projetos. Vinda de uma família tradicional da Argentina, ainda jovem decidiu que queria deixar Mendoza para ir atrás de seu sonho, estudar física nuclear.
A escolha não foi bem vista para os padrões da época e sua família a proibiu de seguir com o plano. Vendo-se sem alternativas, mas sempre com a mente inquieta, resolveu se envolver nos negócios da família, que já produzia vinhos e, em 1981, foi a primeira mulher a se formar em enologia no país.
Já com o diploma em mãos e muita determinação, a Argentina tornou-se pequena e o mundo lá fora lhe esperava com vivacidade. Susana seguiu para o norte, mais precisamente Cafayate, para trabalhar na vinícola Michel Torino, sendo a grande responsável por colocar no mapa do vinho o que hoje sabemos da casta torrontés.
Trabalhou em grandes bodegas, como a Catena Zapata, sem contar as inúmeras atividades como consultora tanto em empresas da própria Argentina quanto em países como Espanha, Chile, Itália, Brasil, Austrália e Estados Unidos. Após anos de trabalho árduo, realizou o sonho de ter uma vinícola para chamar de sua, a Susana Balbo Wines, que até pouco tempo era chamada de Dominio del Plata.
Nesse projeto pessoal, pôde colocar sua criatividade e conhecimento em ação com as modernas instalações de sua vinícola, grande hospitalidade pela qual é conhecida e diversos projetos sociais. Porém, a consolidação do projeto veio um pouco depois, quando seus dois filhos – o enólogo formado em UC Davis, José Lovaglio, e a administradora Ana – juntaram-se ao negócio, garantindo a continuidade do seu legado para as próximas gerações. Para Suzana, o envolvimento de seus filhos veio como um fator agregador e uma continuação de seu trabalho e esforço.
O pé de entrada da vinícola é a linha Crios, que tive o prazer de degustar essa semana. Ela nasceu do amor de Susana pelos filhos e do seu desejo de deixar um legado para a família.
“Convicção, energia e identidade são necessárias para criar algo com as mãos e deixar uma marca pessoal indelével”, diz Suzana.
Vinho Crios Torrontés
País: Argentina
Região: Cafayate e Valle de Uco (Mendoza)
Casta: 100% Torrontés
Graduação alcoólica: 14,5%
O Vinho Crios Torrontés é intenso, fresco e com aroma de frutas brancas.
Este exemplar demonstra a ótima adaptação da uva Torrontés
no terroir mendocino. Pertence à linha de entrada da vinícola Dominio Del Plata, fundada em 1999, por Susana.
Crios Rosé de Malbec
País: Argentina
Região: Cafayate e Valle de Uco (Mendoza)
Casta: 100% Malbec
Graduação alcoólica: 14,5%
Crios Rosé de Malbec é proveniente dos mais altos vinhedos Andinos, tanto em altitude como em qualidade. É fresco, seco e delicado, com aromas e sabores de morango e groselha, que levam a um paladar equilibrado e fino.
Crios Malbec
País: Argentina
Região: Cafayate e Valle de Uco (Mendoza)
Casta: 100% Malbec
Graduação alcoólica: 14,5%
Amadurecimento: 9 meses em barricas de carvalho francês.
Na boca, apresenta notas de cereja preta, ameixa e morango. A madeira está em perfeito equilíbrio nesta variedade, preservando assim o seu caráter fresco, frutado e floral.
Com satisfação comunico aos amantes do vinho, leitores, amigos e clientes da VinoArt que ampliamos nosso espaço aqui na Tribuna, agora essa coluna sai todas às quartas e sextas.
Até a próxima!
Dúvidas?
Fale com o sommelier!
BRUNNO GUEDES é sommelier master, empresário e Ceo da VinoArt©. Formado pela Associação Brasileira de Sommeliers (ABS/RJ), possui o nível I da International Sommelier Guild, uma das mais respeitadas escolas de sommeliers do mundo, além do certificado IBRAVIN – Qualidade na taça 2015. Lecionou no Senac do Rio de Janeiro, foi consultor do Empório Cadeg, é colunista especializado em vinhos do jornal Tribuna da Imprensa Livre e já conta com mais de 15 anos de experiência no mercado.
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo