Por Kakay

Entender o que o desastre humanitário fez com a gente é um passo para mudar as coisas.

“Quantos mortos vi passar! Vejo ainda os enterros dobrando a praça. Homens silenciosos. E escuros, vindo das fazendas distantes, trazendo o caixão negro, cansados do longo caminhar. Meu cérebro se enchia de caixões pretos, assombrações. Pavor. Alguém mais velho vinha fazer-me companhia. Ao amanhecer o sol afugentava todos os medos.” – Cândido Portinari

É muito interessante observar os efeitos que a pandemia, o isolamento, a convivência com a morte em escala descomunal, o medo e a angústia fizeram com cada um de nós.

Para a imensa maioria –eu imagino e observo– houve uma onda de empatia e solidariedade. É quase natural que as pessoas, nos momentos de espanto, busquem no outro uma companhia e um ombro amigo. Ainda que à distância, uma onda de afeto envolve grande parte de nós. Nessas horas, o olhar que cada um consegue ter da dor que não é só sua delimita o que de humano resta em nós. É impossível viver um drama dessa dimensão sem fazer uma reflexão sobre o que estamos fazendo aqui neste mundo.

E esse olhar define a postura nos enfrentamentos necessários da vida. O ano vai indo embora e deixa em todos nós a necessidade de nos posicionarmos entre a indiferença e a esperança. E nessa definição, de certa forma, vai residir o futuro do país.

Ou nos livramos do abraço macabro do fascismo, que brincou com a vida e fez sombrio culto da morte, ou seremos cúmplices desse desastre humanitário que abateu o país. O mundo inteiro sofreu, e sofre, com a maior crise sanitária da história. O que faz a diferença é como ela foi enfrentada. Um governo que segue indiferente com o destino das pessoas diante da catástrofe deve ser cobrado e ter apontada a sua responsabilidade.

A crueldade de não adotar, por estratégia política, as orientações da ciência leva, sem dúvida, a uma responsabilização dos que comandam os destinos do país. Por mais que estejamos secos interiormente, de tanta perplexidade acumulada pela desfaçatez com que a vida foi tratada, ainda causa revolta, nojo até, a proposta de fazer uma consulta popular para definir sobre a vacinação das crianças de 5 a 11 anos.

Qual o critério vai ser adotado para aferir o resultado da “consulta”? Quem serão os que vão decidir se deve ou não ser seguida a recomendação técnica e científica? Cansa lidar com tanto obscurantismo. Dói discutir o óbvio, especialmente quando estamos lidando com a vida e com a saúde. Tudo isso nos remete ao poeta Alexandre O’Neill, no poema “O País relativo”:

País por conhecer, por escrever, por ler…


Já sabemos, país, que és um homenzinho…


País do eufemismo, à morte dia a dia pergunta mesureiro: – Como vai a vida?”…

Na verdade, essa decisão criminosa do governo Bolsonaro nada mais é do que a continuação da política do desprezo à vida. Tudo é um jogo político. Pensado. Arquitetado. A deliberação de não comprar vacina, lá no início da pandemia, atendia aos fortes interesses econômicos, mas também fazia parte da estratégia desse governo. E isso ficou claro com todos os desdobramentos de manter a postura negacionista. É um governo que acredita que essa é a melhor maneira de se manter no poder. Se para isso for necessário morrer 1 milhão de brasileiros, que seja.

É um governo que levou o país de volta ao mapa mundial da fome, do qual tinha saído em 2012, com 20 milhões de brasileiros hoje vivendo em estado de pobreza extrema. Que jogou no desemprego 14,7% da população ativa, que brincou com a inflação, que assola os mais pobres, e que não tem sensibilidade para sentir que não tem capacidade de gerir os destinos da nação. Estamos à deriva e nada do que ocorre parece ser de responsabilidade desse governo.

Mas a responsabilidade é de cada um que se omitir nessa hora. A indiferença é também uma posição política. Mesmo quem não tem a política como opção de vida tem que saber que a definição entre a barbárie e a civilização depende de cada gesto.

Por isso, vai ser cada vez mais importante perceber o que esse desastre humanitário fez com a gente. Saber olhar para si próprio e entender que, muitas vezes, basta ser solidário e sentir a dor do outro. Pode parecer pouco, mas é assim que mudamos o mundo. Dizer não ao egoísmo e ao fascismo já é uma postura que pode fazer a diferença.

Se não conseguimos tirar o presidente pelo impeachment ou por um processo penal no Supremo Tribunal, resta-nos esperar que o Brasil dê a resposta a tanto abuso pelo voto. Em nome dos que morreram pela falta de ação na pandemia, dos que ficaram e perderam seus entes queridos e dos que estão desempregados e com fome. Em nome de cada um de nós. Em nome da esperança de termos nosso país de volta.

Lembrando-nos da imortal Clarice Lispector:

“Liberdade é pouco. O que eu desejo ainda não tem nome.”.

ANTÔNIO CARLOS DE ALMEIDA CASTRO, o Kakay, tem 61 anos. Nasceu em Patos de Minas (MG) e cursou direito na UnB, em Brasília. É advogado criminal e já defendeu 4 ex-presidentes da República, 80 governadores, dezenas de congressistas e ministros de Estado. Além de grandes empreiteiras e banqueiros. Publicado inicialmente em o Poder360.


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NOTA DO EDITOR: Quem conhece o professor Ricardo Cravo Albin, autor do recém lançado “Pandemia e Pandemônio” sabe bem que desde o ano passado ele vêm escrevendo dezenas de textos, todos publicados aqui na coluna, alertando para os riscos da desobediência civil e do insultuoso desprezo de multidões de pessoas a contrariar normas de higiene sanitária apregoadas com veemência por tantas autoridades responsáveis. Sabe também da máxima que apregoa: “entre a economia e uma vida, jamais deveria haver dúvida: a vida, sempre e sempre o ser humano, feito à imagem de Deus” (Daniel Mazola). Crédito: Iluska Lopes/Tribuna da Imprensa Livre.