Realizar a cobertura das eleições municipais, com ou sem pandemia de coronarírus, é um desafio para qualquer jornalista em meio a tantas questões críticas a serem abordadas nas reportagens em um curto espaço de tempo. Sendo assim, destaco as excelentes entrevistas do companheiro Luiz Carlos Prestes Filho, sua cobertura jornalística foi digna e merecedora do Prêmio Pulitzer.

Nosso repórter especial, colunista e diretor executivo do jornal, colheu propostas e informações de candidatos em campanha eleitoral a Prefeituras e Câmaras Municipais de Norte a Sul do país, contribuindo com o Debate Político, as Liberdades de Imprensa e Expressão e o Estado Democrático de Direito.

Agora nos resta tentar acertar na dedada na urna eletrônica, mesmo cientes que no Brasil o chamado ‘crime organizado’ continua fortíssimo, é um espectro que ronda mais uma eleição municipal. Parodiando o imortal Machado de Assis, “não matamos o crime, então o crime nos enterra”. Apesar do discurso oficial em contrário, a corrupção estrutural e sistêmica continua fortíssima.

O eleitor precisa aproveitar a eleição do próximo domingo para eleger os melhores candidatos possíveis. É verdade que seguimos um permanente processo de despolitização da sociedade, o analfabetismo político só cresce, a urna eletrônica não é totalmente confiável, reeleição é péssimo para o jogo político, etc… mas seria ótimo uma renovação profunda das Câmaras de Vereadores e Prefeituras.

Nossa democracia segue em construção e a imprensa é um dos pilares desse processo. Agora é colocar a máscara no dia da Proclamação da República, seguir rigorosamente os protocolos de segurança e eleger gente honesta, chega de picaretas e salvadores da pátria, essa é a prioridade máxima e imediata, ELEGER GENTE HONESTA!

RJ – Novembro de 2020


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTb 23.957/RJ), Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional, Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil. Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical. Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio). Ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI). Conselheiro Efetivo da ABI (2004 a 2017). Foi Assessor de Imprensa da Federação Nacional dos Frentistas (Fenepospetro) e do Sindicato dos Frentistas do Rio de Janeiro (Sinpospetro-RJ). Vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013), editor do jornal FAFERJ (Federação das Associações de Favelas do Estado do RJ), editor do jornal do SINTUFF (Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal Fluminense-UFF), editor do jornal Folha do Centro (RJ), editor do jornal Ouvidor Datasul (gestão empresarial e tecnologia da informação), subeditor de política do jornal O POVO, repórter do jornal Brasil de Fato, radialista e produtor na Rádio Bandeirantes AM1360 (RJ).