Por Alexandre Farah

Está chegando a hora de livrarmos o Rio da incúria, do abandono e da incompetência administrativa, graves problemas que tornaram Marcelo Crivella o pior prefeito que a cidade já teve. Como democratas defendemos que essa mudança só pode ser feita por meio do voto popular consciente, por isso não deixe de votar no próximo dia 15, quando escolheremos quem vai ocupar o mais alto posto do executivo carioca e também os nossos representantes na Câmara dos Vereadores.

Não basta, no entanto, comparecer à seção eleitoral. É importante que todos nós exerçamos na plenitude o direito de escolher nosso governante mais próximo. Portanto, não anule nem vote em branco, escolha o candidato mais preparado para fazer com que o Rio retome seu caminho de desenvolvimento e volte a ser a cidade acolhedora, com bons serviços à disposição dos cariocas e dos turistas, uma cidade segura, que cuide das crianças e dos jovens, tenha um sistema de saúde eficiente, preserve o meio ambiente e tenha uma atividade cultural e artística intensa.

Para isso precisamos sair da mesmice. Eleger alguém com ideias novas, que tenha coragem de enfrentar os cartéis, como o das empresas de ônibus por exemplo, e promova um combate sem tréguas à corrupção. Alguém que tenha como meta a educação, que defenda a volta dos Cieps, o grande projeto de Brizola e Darcy Ribeiro, que foi abandonado pelas administrações posteriores, mais preocupadas em defender o ensino privado em detrimento da escola pública de qualidade.

No quadro eleitoral de agora quem representa esse campo progressista é, sem dúvida, a candidata do PDT, Delegada Martha Rocha, que como mostram as pesquisas é a única em condições de tirar o nefasto Crivella do segundo turno e enfrentar com chances da vitória o ex-prefeito Eduardo Paes. Mas para que isso aconteça é preciso a união de todas as forças contrárias ao atraso, que não aceitam a corrupção e o fisiologismo como formas de governar uma cidade tão importante como o Rio.

Que os eleitores de outras candidaturas progressistas tenham a consciência de que só Martha Rocha é capaz de levar adiante esse projeto de recuperação do Rio de Janeiro e votem pelo bem da cidade, deixando de lado querelas ideológicas ou políticas de ocasião. Apoiar a Delegada Martha Rocha é um ato de amor ao Rio. Com ela será viável um governo de coalizão em que secretários serão escolhidos pela competência e seriedade e não pelo compadrio ou pela troca de favores.

No dia 15 teremos uma grande oportunidade de mudar os destinos do Rio. O voto consciente é a nossa arma.


ALEXANDRE FARAH é advogado, membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, ex-membro do Conselho Federal da OAB e foi deputado estadual da primeira bancada do PDT.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com