Por Bolivar Meirelles

Esquisito. Um a um desmoralizar suas Corporações. Militares da ativa propagam a indisciplina.

A despeito de qualquer motivação, indisciplinados são. Militar na ativa, quer General quer Soldado Raso, não pode participar, ostensivamente, de atos políticos. O Capitão Bolsonaro foi para a Reserva, Reformado, por ostensivo uso, inclusive, de meios de comunicação por expandir seus posicionamentos indisciplinados e políticos. Permissivo Governo Bolsonaro ao comportamento indisciplinado de militares ativos, por conseguinte, armados. Militar vota mas, participar ostensivamente de ato politico, quando ativo, é indisciplina. Também não faz parte da ética jurídica e, os Ministros do Supremo Tribunal Federal, vez por outra, dizem não poderem externar posicionamento em matéria que poderão vir a julgar. Questão de regulamentos e de ética também.

Militar é armado, Juiz julga, esse se expressa nos autos. Militar se subordina ao Poder Civil.

Bolsonaro já havia desrespeitado os regulamentos militares. O General Pazuello, recentemente, desrespeitou. Como militar da ativa, participou de comício relâmpago do Presidente da República. Ao lado desse, descaradamente. Não foi punido. Comandante do Exército, Alto Comando do Exército, desmoralizados. Agora, ontem, 01 de julho de 2021, ficou claro, o Senhor Dominguetti que havia dado entrevista ao Jornal Folha de São Paulo, dias antes, é Cabo da Polícia Militar de Minas Gerais. Militar ativo, além do que, também não pode ter atividade profissional paralela. Membros do Poder Judiciário e membros das Forças Armadas ativos têm suas “vantagens” e “limitações”. Reconheçamos…, eles que reconheçam também. Quem vai ser padre também as tem. Uma vez ouvi do grande Jornalista Sebastião Neri a “seguinte frase”, estávamos reunidos, ele, eu e o saudoso Eduardo Chuahy, falou-nos: “Sou um marxista cristão, deixei de ser padre por um motivo, cederia ao voto de pobreza, ao voto de castidade não daria para ceder”. Virou, Sebastião Nery, um grande jornalista político. Cada um tem suas limitações.

A todos a lei, a alguns, além da lei, os regulamentos específicos…


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina.