Por Michelle Meneses

“É muito difícil combater a pandemia de imbecis”, afirmou o famoso ator argentino Ricardo Darin.

Acredito que essa frase sintetiza muito bem o momento de maior ignorância que vivemos no Brasil em pleno século XXI. Estamos enfrentando a maior crise sanitária dos últimos 100 anos!

Mesmo assim diariamente assistimos estarrecidos ao festival de horrores que inundam as cidades pelo Brasil à fora em plena Pandemia do Coronavirus. A falta de conhecimento sobre o assunto e até mesmo as falsas informações levam uma boa parcela da população a agir e reagir à pandemia com muita ignorância.

Começando por um Presidente da República inepto e que estimula a população a Não cumprir as medidas de distanciamento, bem como o uso de máscaras , medidas simples que podem salvar vidas!! Além de “receitar” um remédio sem nenhum tipo de respaldo científico.

Sem falar no discurso contrário a futura Vacina!

Não vou entrar no mérito da política atual, mas, não podemos fechar os olhos a tantas atrocidades cometidas por autoridades, que deveriam dar o exemplo para a população, mas que preferem o caminho obscuro do Negacionismo.

Negar tão dura realidade é Negar o direito à saúde e à própria vida de todos os cidadãos brasileiros. A ignorância é o combustível que move as ações das políticas públicas de saúde hoje em nosso país.

Essa semana um Deputado Federal do Rio de Janeiro, invocou a Lei 14.019/20 art 3° §7°, para não usar a máscara no aeroporto, esse artigo da Lei dispõe o seguinte: “A obrigação prevista no caput deste artigo será dispensada no caso de pessoas com transtorno do espectro autista, com deficiência intelectual, com deficiências sensoriais ou com quaisquer outras deficiências que as impeçam de fazer o uso adequado de máscara de proteção facial, conforme declaração médica, que poderá ser obtida por meio digital, bem como no caso de crianças com menos de 3 (três) anos de idade”.

Portanto ao alegar esse dispositivo o Nobre Deputado, além de MENTIROSO, insultou todas as pessoas com deficiência que não são obrigadas a usarem Máscara.

Eu sou mãe de um adolescente de 15 anos que está no espectro autista, mas mesmo assim, com muito esforço, consigo que ele use a máscara todas as vezes que saímos de casa.

É inaceitável que um Parlamentar eleito pelo povo, tenha uma atitude tão irresponsável, pelo simples fato de achar que a máscara é uma “focinheira ideológica “.Quanta Ignorância!

Não podemos aceitar que autoridades passem por cima das Leis, simplesmente pelo fato de que não lhes “agradam” ; vivemos em sociedade, e em um momento crítico como esse, todos os cidadãos são Responsáveis pela saúde e o bem estar do próximo.

Nosso país vive uma crise de valores morais básicos como: Empatia, Responsabilidade e Respeito. Nossa nação é resultado da diversidade, sendo assim, é fundamental que exista o mínimo de Respeito para que a convivência em tempos tão difíceis seja a mais harmoniosa possível.

Eu acredito que a maioria dos brasileiros não compactuam com essas atitudes “imbecis” que diuturnamente sabotam, enganam e negam uma doença que está afetando a humanidade.

Nós iremos superar essa pandemia do Coronavirus, espero que mais fortes e conscientes do papel que cada um representa dentro do convívio social e dentro de nossa comunidade.

A pior ignorância é você não se colocar no lugar do outro, é você ser insensível a dor do próximo.


MICHELLE MENESES – Advogada, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.