Por Michelle Meneses

“Todos os males da democracia se podem curar com mais democracia.” (Alfred Emanuel Smith)

Há 1 ano a jovem Democracia brasileira sofreu o seu mais duro Golpe naquele terrível 8 de Janeiro de 2023.

Homens e Mulheres possuídos pelo fanatismo político, envenenados por Fake News e estimulados por Jair Bolsonaro atacaram, depredaram, saquearam e promoveram o Caos em Brasília.

Aos poucos tomamos conhecimento dos planos macabros dos golpistas , eles tinham a intenção de prender e até mesmo matar o Ministro do STF e Presidente do TSE Alexandre de Moraes!

Aquela turba era composta por criminosos violentos!

Não podemos esquecer que Bolsonaro, o Golpista, conspirou, atacou, ofendeu, insultou e promoveu a Violência Política e o discurso de ódio no Brasil durante todo o seu nefasto mandato presidencial.

Bolsonaro sempre tentou Golpear a Democracia, com seus ataques infundados sobre a lisura do sistema eleitoral com seu discurso Fascista e com a disseminação de Fake News.

Nunca na história política brasileira, as Instituições do Estado Democrático de Direito foram atacadas com tanta Violência; os prédios, as instalações e obras de artes do STF, Palácio do Planalto e Congresso Nacional foram brutalmente destruídos.

Os Prédios dos Três Poderes: Executivo, Legislativo e Judiciário foram vandalizados.

Os prejuízos financeiros foram altíssimos e serão pagos pelo contribuinte, isto é , pelo povo brasileiro!

Os Fanáticos golpistas acusados pela Justiça, respondem pelos crimes de associação criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, dano qualificado pela violência e grave ameaça contra o patrimônio da União, golpe de Estado e crime contra o patrimônio público tombado.

Enquanto seus apoiadores extremistas amargam uma prisão, alguns já foram condenados pela Justiça e outros ainda estão foragidos; Bolsonaro, embora esteja Inelegível por 8 anos, circula livremente pelo Brasil e pelo exterior, bancado com dinheiro público do seu partido o PL e de suas polpudas aposentadorias.

Nossa Democracia foi humilhada por uma gente fanática, perigosa e que estimulada por Bolsonaro, atacou e tentou usurpar o Poder político no nosso país!

A Violência Política promovida por Bolsonaro ao longo de sua vida política foi o combustível para as ações dos extremistas bolsonaristas; o ex Capitão nunca suportou o convívio civilizado no regime democrático.

A tentativa VIOLENTA de GOLPE contra o Estado Democrático brasileiro NÃO foi uma manifestação de Liberdade de Expressão ou o descontentamento com o resultado das Eleições Presidenciais, mas sim CRIME previsto em Lei.

A Participação dos Militares na Tentativa de Golpe

Não é segredo que Bolsonaro cooptou e arrastou boa parte dos militares das Forças Armadas para seu Governo, em troca de Cargos, Poder e Dinheiro.

Os militares que participaram diretamente do Governo Bolsonaro, enriqueceram e se empoderaram de tal modo, só visto na época da Ditadura militar.

Desde a prisão do ex Ajudante de Ordens, Tenente-coronel Mauro Cid que fez delação à Justiça, contando detalhadamente todos os podres do Governo Bolsonaro, os militares tentam negar a participação em reuniões onde trataram diretamente com o ex Presidente sobre a possibilidade de um Golpe de Estado.

A prova da participação de militares das Forças Armadas na tentativa de Golpe, foi a total conivência e passividade diante dos acampamentos de bolsonaristas em frente aos quartéis, especialmente na porta do Quartel-General do Exército em Brasília , onde foi montado uma grande estrutura para abrigar os Golpistas com cartazes, ações e gritos antidemocráticos; foi exatamente dali que saíram as bombas que quase foram explodidas no aeroporto da Capital Federal.

Pergunta que Não quer Calar:

Será que os Militares seriam tão complacentes com acampamentos de professores ou do MST na porta de suas unidades militares?

A sociedade civil não pode aceitar que sejam repetidos os mesmos erros do passado!

Anistiar ou simplesmente ” Virar a página ” desse período tão nefasto da história política brasileira, é ser conivente com uma tentativa de Golpe que foi ” gestada” ao longo dos 4 anos do Governo de Bolsonaro.

A Impunidade de militares cúmplices com a destruição da Democracia, não pode ser a regra em nosso país.

A investigação da polícia federal tem que ser rigorosa e a punição exemplar para todos os militares extremistas que planejaram e atacaram violentamente o Estado Democrático de Direito.

A Justiça Brasileira tem que ser firme nas condenações de todas aqueles que participaram dos atos Golpistas de 8 de Janeiro, principalmente com os financiadores e mentores dos atos antidemocráticos.

Esquecer todo o Mal feito por conspiradores e golpistas é ser leniente com os ataques desferidos contra a Democracia brasileira.

O “esquecimento” da Tentativa Violenta de Golpe, como muitos representantes políticos querem, só irá reforçar que o “crime compensa”, privilegiar os poderosos e silenciar a Justiça Brasileira.

A sobrevivência da Democracia Brasileira, depende do NÃO esquecimento do fatídico 8 de Janeiro que quase culminou em um Golpe de Estado.

Não podemos relativizar e nem muito menos minimizar a barbárie promovida pelos Bolsonaristas.

❓️Por que os Ditadores, Autocratas e Extremistas querem destruir a Democracia?

❓️Qual o motivo da Crise da Democracia no Brasil e no mundo?

❓️Quais são as consequências do retrocesso na Democracia?

❓️Qual o papel das Redes Sociais nos ataques às Democracias?

Para responder a essas perguntas e para uma boa compreensão do que vivemos atualmente na política brasileira e no mundo, com a deterioração e os ataques sistemáticos à Democracia, o crescimento da extrema-direita com viés Fascista e o papel das redes sociais na disseminação do discurso de ódio, desinformação e Fake News é fundamental a leitura destes livros.

“COMO AS DEMOCRACIAS MORREM” (Steven Levitsky e Daniel Ziblatt)

“O retrocesso da Democracia é com frequência gradual, seus efeitos se desdobrando lentamente com o passar do tempo.”

“Falsas acusações de fraude podem minar a confiança pública em eleições – e quando cidadãos não confiam no processo eleitoral, muitas vezes perdem a fé na própria democracia.”

“As normas são as grades flexíveis de Proteção da Democracia;quando elas param de funcionar, a zona de comportamentos políticos aceitáveis se expande, dando origem a discursos e ações que podem pôr a democracia em perigo.”

“Autocratas eleitos mantêm um verniz de democracia enquanto corroem a sua essência.”

“FASCISMO – UM ALERTA” (Madeleine Albright)

” Um fascista é alguém com profunda identificação com um determinado grupo ou nação em cujo nome se predispõe a falar, que não dá a mínima para os Direitos de outros e está disposto a usar os meios que forem necessários- inclusive a violência- para atingir suas metas.”

“Aprendemos com a história que Fascistas podem alcançar cargos de alto escalão por via eleitoral. Quando o fazem, seu primeiro passo é tentar minar a autoridade dos poderes centrais concorrentes, entre eles o parlamento.”

” OS ENGENHEIROS DO CAOS” (Giuliano Da Empoli)

“Cultivando a cólera de cada um sem se preocupar com a coerência do coletivo, o algoritmo dos engenheiros do Caos dilui as antigas barreiras ideológicas e rearticula o conflito político tendo como base simples oposição entre ” o povo” e “as elites”. No caso do Brexit, assim como nos casos de Trump e da Itália, o sucesso nacional-populistas se mede pela capacidade de fazer explodir a cisão esquerda/direita para captar os votos de todos os revoltados e furiosos, e não apenas dos fascistas.”

“No Brasil, os comunicadores a serviço do candidato ultranacionalista Jair Bolsonaro driblaram os limites impostos aos conteúdos políticos no Facebook comprando milhares de números de telefone para bombardear quem utiliza o WhatsApp com mensagens e Fake News.”

” A indignação, o medo, o preconceito, o insulto, a polêmica racista ou de gênero se propagam nas telas e proporcionam muito mais atenção e engajamento que os debates enfadonhos da velha política.

Os Engenheiros do Caos estão bem conscientes disso.”

“Para os Engenheiros do Caos o Populismo é filho do casamento entre a Cólera e os Algoritmos.”

Somente com muita leitura e Informação de qualidade é que poderemos lutar contra a desinformação, as ameaças à Democracia e contra os Extremistas, Golpistas e Fascistas.

Democracia Resiste

A tentativa de Golpe contra o Estado Democrático de Direito no dia 8 de Janeiro de 23 foi o ápice do ataque Violento à Democracia brasileira.

A Democracia não é perfeita, mas ainda é o Melhor regime político para uma nação, pois, somente dentro da Democracia, temos a igualdade na participação dos rumos do nosso país,  temos a liberdade de agir, de expressar, viver e escolher nossos representantes; sempre respeitando os preceitos da nossa Constituição Federal.

Quando a Democracia é reiteradamente atacada, isso enfraquece e prejudica a participação do cidadão na vida política e social de seu país.

Por outro lado, uma Democracia saudável e robusta, permite que seus cidadãos tenham o poder de escolher o melhor caminho para seu país.

Por tudo isso, se faz mais necessário do que nunca, que a sociedade civil brasileira fique alerta e vigilante na preservação e manutenção da nossa Democracia.

⁠Inimigo da Democracia

É Traidor da Pátria!

MICHELLE MENESES – Advogada, Cientista Política, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!