Por Márcia Bruno Lobo –

No último artigo, abordei estratégias para aproveitar alimentos frequentemente jogados fora, focando naqueles normalmente não utilizados, como cascas, talos e sementes. No entanto, é importante também discutir o desperdício de alimentos que ocorre nas refeições do dia a dia.

Um dos passos fundamentais para reduzir o desperdício é cozinhar uma quantidade aproximada do quanto será consumido. Entendo que seja difícil estimar a quantidade exata se estivermos cozinhando para uma família grande, e é compreensível que sobre comida em algumas ocasiões. Nesse caso, se você antecipa que não conseguirá consumir as sobras no mesmo dia ou no dia seguinte, uma opção é congelá-las. Tenha sempre recipientes adequados para armazenamento no freezer, de modo que as refeições excedentes possam ser preservadas por um período mais prolongado. Outro passo é servir-se de porções adequadas à medida que consumir o que está no prato, previnindo que sobras excessivas sejam descartadas.

Quando estamos fora de casa, nem sempre é possível optar por porções menores. No entanto, existem medidas que podemos adotar para reduzir o desperdício desses alimentos. Uma alternativa é solicitar, em restaurantes, que as sobras sejam embaladas para viagem ou até mesmo dividir um prato com alguém, especialmente em locais conhecidos por servirem porções generosas. Em restaurantes de comida a quilo ou em buffets, devemos nos servir em quantidades moderadas.

Como evitar o desperdício de alimentos nos supermercados | Checkout RH

Ao adotar essas práticas, estaremos não apenas economizando, mas também reduzindo significativamente o desperdício de alimentos.

No caso de rodízios, infelizmente, devido ao formato de preço fixo, muitos sentem a necessidade de aproveitar ao máximo e acabam solicitanto uma grande variedade de pratos de uma só vez. Isso resulta em uma quantidade grande de alimentos jogados fora. Alguns restaurantes japoneses adotam a política de cobrar por peça não consumida, o que pode ser uma medida eficaz para conscientizar as pessoas sobre o desperdício.

É fundamental realizar um planejamento cuidadoso das refeições a fim de evitar a compra excessiva de alimentos. Na maioria das vezes, essa consciência começa no supermercado. Ao adquirirmos alimentos perecíveis em excesso, corremos o risco de ultrapassar a data de validade ou de eles estragarem na geladeira. Quando possível, é recomendado comprar alimentos a granel ou por peso.

É importante também armazenar os alimentos de forma correta para preservá-los o máximo possível. Uma dica útil para preservar o abacate, uma vez aberto, é adicionar o suco de limão, e o uso de papel alumínio é uma excelente opção para manter ervas frescas por mais tempo. Além disso, recomendo organizar a geladeira de forma que os alimentos mais antigos fiquem visíveis na frente. Dessa forma, é mais fácil de lembrar de consumi-los antes daqueles que têm maior durabilidade.

Para combater o desperdício de alimentos nas refeições do dia a dia, é necessário adotar uma abordagem consciente desde o momento das compras no supermercado até o armazenamento correto em casa e o consumo do alimento. É fundamental que cada um de nós faça a sua parte para reduzir o desperdício. Ao adotar hábitos conscientes e sustentáveis, estaremos promovendo não apenas o nosso bem-estar, mas também o bem-estar do planeta.

Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais sustentável.

MÁRCIA BRUNO LOBO – Nutricionista com foco em mudança comportamental, formada pela Tufts University (Boston, EUA), correspondente internacional e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
@nutrimarciabrunolobo / marcia.brunolobo@outlook.com

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!