Por Kleber Leite –
11Estou em Punta del Este, cidade para a qual meu coração se entregou e, não é de hoje.
Aqui, tenho um irmão de vida, Atílio Garrido, escritor, jornalista e historiador. Aqui tive e continuo tendo um dos meus ídolos, Carlos Páez Villaró, um dos mais importantes artistas plásticos do nosso continente, criador de Casapueblo. Aqui tenho queridos amigos, uruguaios e argentinos, que me proporcionaram momentos adoráveis. Aqui tenho uma verdadeira, descarada, invasão de poesia e beleza adentrando minha alma. Em síntese, amo, adoro, este pedacinho de terra tão especial. Não há nenhum lugar no mundo onde melhor me encontre comigo mesmo.
Cheguei em Punta e saí por aí com meu irmão Atílio para ter uma pulsação do jogo. Para quem desconhece, o Uruguai – em especial a cidade de Punta del Este – recebe, infinitamente, mais gaúchos e paulistas do que cariocas. De cara, uma cena curiosa. Dois torcedores, caminhando descontraidamente, em um papo muito animado. Um com a camisa do Flamengo, outro com a do Palmeiras.
Daí para frente, um mar vermelho e preto, nas ruas, nos botecos e restaurantes. Só deu Flamengo!!!
Interagi com muitos rubro-negros e voltei para “El Último Round”, casa de Atílio (em Punta as casas não têm número, têm nome), com a certeza de ter aprendido, de forma definitiva, que nada nesta vida pode se confrontar com este inexplicável amor pelo Flamengo. O torcedor é sábio. Vai dormir enlouquecido com aquela noite estranha, do jogo contra o Grêmio e, ainda de ressaca, esquece tudo em nome do amor maior. Errei, pedindo, quase implorando, que contivéssemos a revolta após aquela absurda noite do jogo contra o Grêmio, em nome de um bem maior, o título da Libertadores. Não precisava pedir. A sensibilidade de quem ama este clube apaixonante é enorme. O torcedor de verdade sabe separar as coisas.
Estou aguardando meus filhos e netos, na esperança de um momento único, mágico, que não tem preço.
Enquanto isso, vou curtindo este fantástico mar vermelho e preto que invadiu o Uruguai. Uma loucura!!!
KLEBER LEITE é jornalista, radialista, empresário, dirigente esportivo e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre. Fundador da Klefer Marketing Esportivo em 1983.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Sobre oportunismos
Vendilhões
POPULISMO – por Miranda Sá
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo