Por Biagio Marasciulo –
Daqui da Itália… Para vocês do Brasil!!! – Correspondência para todos.
Na última correspondência, dedicamos um longo discurso ao Afeganistão em nossa correspondência; tínhamos que escrever algo, mesmo que fosse a nível de crônica …. visto da Itália e com um comentário que diz respeito a todo o nosso território devido, neste ponto atual, à espera de um grande número de imigrantes. Também especifiquei alguns aspectos políticos, porque é fácil, na confusão geral de hoje, deturpar algumas verdades e dizer coisas que não são verdadeiras; alguns falam de “colonização”, “exploração” e “interesses econômicos particulares e ilícitos”. Na verdade, sabemos bem que a presença de militares da ONU e da NATO nesses territórios sempre foi PEDIDA pelo governo afegão para afastarem e controlar terroristas do ISIS, da Al Qaeda e dos Talibãs, com o objetivo de melhorar a democracia e a liberdade, especialmente das mulheres a nível econômico, de trabalho e interesses sociais, mas sobretudo orientar as novas gerações para saberem gerenciar a democracia interna e avançar na cultura e no bem-estar social; os militares, incluindo os italianos presentes no Afeganistão, tinham na verdade a tarefa de educar e ajudar os militares e a segurança nacional local trabalhando “no campo” e, sabemos bem quantos morreram sob os ataques de terroristas de várias origens. Organizações Humanitárias construíram hospitais e unidades de saúde que funcionavam 24 horas por dia, sob o controle de segurança dos próprios militares. Não é muito sério instrumentar as reais intenções da humanidade com polêmicas indignas por parte de “conspiradores ignorantes”. A vida estava em jogo para aqueles que foram àquele país por projetos humanitários internacionais controlados pelo governo! E paramos por aqui, esperando ansiosamente que a paz retorne àquele país.
Nestes dias, na Itália, mas também no Brasil, no Instituto de Cultura Italiana do Rio de Janeiro e em São Paulo, celebra-se o aniversário de uma mulher; é ANITA GARIBALDI, falecida em nosso país no dia 4 de agosto, há duzentos anos, esposa de um grande “Personagem”, Giuseppe Garibaldi, que entrou na história da independência e unificação da Itália. Anita, brasileira de Laguna, Santa Catarina, cujo nome verdadeiro era Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, lembrada no mundo como a “heroína de dois mundos”, deixou uma lembrança de si mesma esculpida por sua impetuosa coragem revolucionária que caracterizou toda a sua vida ao lado do “general” e guerreiro Garibaldi. Muitos contos estão escritos nos livros de história da vida de aventuras de Anita; ela sempre acompanhou o marido em suas andanças por muitos países do mundo onde ele lutava contra Estados e Governos junto com os revolucionários aos quais se unia para liderá-los na batalha pela realização dos objetivos dos Povos encerrados, presos na tirania daqueles que comandavam indiscriminadamente contra as classes pobres e da população. Anita Garibaldi teimosamente seguiu seu “Homem” até sua morte na Itália, aos seus somente 27 anos, com três filhos e grávida do quarto, enquanto buscavam refúgio no Estado de San Marino com seu marido perseguido por soldados austríacos e sofria de febre alta. Grande respeito e honra são reconhecidos hoje na Itália por esta brasileira que foi capaz de dar um exemplo de coragem e determinação ao demonstrar sua lealdade a um homem, Giuseppe Garibaldi, polêmico “personagem” histórico, considerado por muitos um aventureiro e mercenário, mas que com suas ações determinou a verdadeira independência e unidade de todo o território nacional italiano.
Honra e respeitosa lembrança, portanto, para Anita no bicentenário de seu nascimento em terras brasileiras!
E aqui estamos novamente pra falar da nossa Itália. Continuando a rever as regiões de nosso país, cada uma das quais enriquece a história com contos, arte e beleza, hoje daremos espaço a duas belas regiões da Itália central: TOSCÂNIA e UMBRIA. Quando se fala da Toscana, a todos os italianos vêm imediatamente à lembrança de Florença, a principal cidade, mas certamente não a única, no interesse que esta região desperta; na verdade, é constituída por um território geográfico “completo”; costas e litoral no mar Tirreno, montes com paisagens inesquecíveis, montanhas e rios que o tornam fisicamente uma atração total! Uma forma de grande cultura artística, literária e monumental vivem nesta Região há séculos; basta lembrar que em Florença nasceu o “Poeta” por excelência, promotor do novo estilo da língua falada e escrita no século XIII, DANTE Alighieri, que deu aos italianos uma língua comum e as obras literárias que são o emblema do italiano, cultura exportada para todo o mundo; a “Divina Comédia” antes de mais nada, da qual academias letradas acolheram a nova forma de se expressar e escrever, uma obra em que Dante descreve uma viagem “sonhada” pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, contada em versos e rimas de uma beleza indescritível.
Mas a Toscana é uma região heterogênea; foi o berço de artistas, arquitetos, pintores e figuras históricas que deixaram uma marca indelével nas histórias de toda a Itália: suas obras estão nos museus mais importantes do mundo, suas vidas pertencem à história; Florença, cidade imperdível para quem vem visitar a Itália a turismo, mas também Pisa, com sua Torre Inclinada, uma obra extraordinária nos limites arquitetônicos da física estrutural, Siena, conhecida por seu “Palio” delle Contrade, uma desenfreada corrida de cavalos pela “Piazza del Campo”, onde cavaleiros fantasiados e com as cores de vários bairros da cidade competem em um carrossel oval que emociona todos os espectadores; todas as outras cidades da Região, Massa Carrara, Lucca, Pistoia, Arezzo, Livorno, Prato e Grosseto, têm origens historicamente ligadas aos grandes parques regionais, entre montes, mares e colinas; a Toscana é uma terra de grandes e excelentes vinhos que muitos invejam na Itália, uma tradição agrícola fundamental para a produção de azeite em um ambiente natural onde todos gostariam de viver. Por tudo isso, a Toscana é um lugar inesquecível para quem a pode visitar e desfrutar de uma excelente gastronomia.
Por último, mas certamente não menos importante, está a centralidade do vestuário da moda e da tradição indumentária.
Enfim, uma “Região Completa”, muito apreciada pelos muitos turistas brasileiros que chegam à Itália a cada ano !! Fazendo divisa com o sudeste, há uma das menores regiões italianas, UMBRIA; a única região sem litoral da “Península”. A grande abundância de áreas arborizadas e montanhosas, que dão uma cor muito “vegetal” ao ambiente, ajudaram a definir esta terra como “UMBRIA VERDE”; a falta de turismo de massa, devido à ausência de praias e centros de esqui de inverno, tem gerado na região a sensação de um “lugar tranquilo” para se viver bem. Desenvolveram-se as atividades artesanais e agrícolas e cresceram as chamadas “aldeias”, que mantiveram o estilo de comunidades locais ligadas a realidades sociais muito populares e apreciado pela conservação de um património que tornou este terreno habitavelmente fértil para todos. Muitas são as cidades que mantêm suas estruturas medievais, com importantes centros históricos; lembramos Perugia, a capital de uma importante Universidade (incluindo a famosa Universidade para Estrangeiros); Assis, um centro eclesiástico-religioso conhecido por ser o “lugar de São Francisco”, padroeiro da Itália e “escultor das almas”, um Santo conhecido em todo o mundo por ter traçado um sulco, uma dobra, uma revolução na sua época da religião cristã.
As incontáveis ”aldeias” que por si só merecem um “passeio pela Umbria” apenas para explora-las turisticamente, e realmente são muitas, portanto, citar apenas algumas envolveria uma “escolha difícil”; os mais conhecidos como Spoleto, centro cultural e histórico de grande vivacidade, Norcia, Gubbio, Narni, Todi, Orvieto, Cascia, Foligno, Spello … todos inseridos num ambiente de ótima habitabilidade. Ecco, queridos amigos brasileiros, nesta correspondência abordamos vários assuntos e notícias.
Esperamos de ter chamado sua atenção como “leitores” e saudamos todos, com o nosso “forte abbraccio ben brasiliano e…. Carioca!!! Até-logo!! Arrivederci!
Correspondência da Itália de Biagio Marasciulo – Tradução do texto de Miguel Antinarelli
Reprodução PROIBIDA.
QUI ITALIA, … A VOI BRASILE !!! – Corrispondenza per TUTTI
Biagio Marasciulo
La settimana scorsa abbiamo dedicato, nella nostra corrispondenza, un lungo discorso sull’Afganistan; Dovevamo scrivere qualcosa, sia pure a livello di cronaca …. vista dall’Italia e con commento che riguarda tutto il nostro territorio per via delle ormai certe immigrazioni con grandi numeri. Ho anche specificato alcuni aspetti politici, perché è facile, nella attuale confusione generale, travisare alcune verità e raccontare cose non vere; qualcuno parla di “colonizzazioni”, “sfruttamenti” ed “interessi economici particolari e poco leciti”. In realtà sappiamo bene che la presenza di militari ONU e NATO in quei territori è sempre stata RICHIESTA dal governo afgano per tenere lontani ISIS, Terroristi di Al Qaeda e Talebani, con l’intento di migliorare la democrazia e la libertà, in particolar modo quella delle Donne a livello economico, di lavoro, di interessi sociali, ma soprattutto di orientare le nuove generazioni a saper gestire la democrazia interna ed avanzare in cultura e benessere sociale; i militari, anche quelli italiani presenti in Afganistan, hanno avuto come compito vero quello di istruire e aiutare i militari e la sicurezza nazionale del posto lavorando “sul campo” e, sappiamo bene, quanti ne sono morti sotto i colpi di attentatori terroristi di varie origini. Le Organizzazioni Umanitarie hanno costruito ospedali e strutture sanitarie che hanno lavorato 24 ore al giorno, sotto il controllo della sicurezza da parte proprio degli stessi militari. Poco serio strumentalizzare i propositi reali di umanità con polemiche indegne da parte di “complottisti ignoranti”. La vita in gioco la hanno messa coloro che in quel Paese sono andati per Progetti Umanitari internazionali controllati dal Governo! E qui ci fermiamo in attesa ansiosa che la pace torni in quel Paese.
In questi giorni in Italia, ma anche in Brasile, presso l’Istituto di Cultura italiana a Rio de Janeiro e a San Paolo, è stata celebrata una Donna per l’anniversario della sua nascita; si tratta di ANITA GARIBALDI, scomparsa nel nostro Paese il 4 agosto di duecento anni fa, moglie di un grande “Personaggio”, Giuseppe Garibaldi, entrato nella Storia della Unità d’Italia. Anita, brasiliana di Laguna, Santa Catarina, il cui vero nome era Ana Maria de Jesus Ribeiro da Silva, ricordata nel mondo come “eroina dei due mondi”, ha lasciato scolpito un ricordo di sé stessa per l’impetuoso coraggio rivoluzionario che ne ha contraddistinto la sua intera vita a fianco del “generale” Garibaldi. Molti aneddoti restano scritti nei libri di Storia per la vita avventurosa di Anita; seguiva sempre suo marito nel suo girovagare in molti Paesi del Mondo dove poteva combattere contro Stati e Governi unitamente ai rivoluzionari ai quali si affiancava per condurli alla battaglia per il raggiungimento degli obiettivi dei Popoli stretti nella tirannide di chi comandava indiscriminatamente contro le classi povere della popolazione. Anita Garibaldi seguì ostinatamente il suo “Uomo” fino alla morte che la fermò in Italia, a soli 27 anni, con tre figli e gravida del quarto, mentre cercava rifugio nello Stato di San Marino col marito inseguito da militari austriaci, e colpita da febbre alta. Grande rispetto ed onore viene riconosciuto in Italia, oggi, nei confronti di questa Brasiliana che seppe dare esempio di coraggio e determinazione nel dimostrare la sua fedeltà ad un Uomo, Giuseppe Garibaldi, controverso “personaggio” storico, considerato da molti un avventuriero e mercenario, ma che col suo agire determinò la vera Unità di tutto il territorio nazionale italiano. Onore e rispettoso ricordo, quindi, per Anita nel bicentenario della sua nascita in terra Brasiliana!
E rieccoci a parlare della nostra Italia. Continuando a passare in rassegna le Regioni del nostro Paese, ciascuna delle quali arricchisce la storia di aneddoti, arte e bellezza, oggi daremo spazio a due bellissime Regioni dell’Italia centrale: la TOSCANA e l’UMBRIA. Quando si nomina la Toscana a tutti gli italiani viene in mente subito Firenze, la città principale, ma certamente non unica nell’interesse che suscita questa Regione; infatti essa è formata da un territorio geografico “completo”; coste sul mare Tirreno, colline dai paesaggi indimenticabili, montagne e fiumi che la rendono fisicamente attrazione totale! In questa Regione vive da secoli una forma di grande cultura artistica, letteraria e monumentale; basta solo ricordare che a Firenze ebbe a trascorrere la sua vita il “Poeta” per antonomasia, promotore del nuovo stile di lingua parlata e scritta nel secolo XIII°, cioè DANTE Alighieri, colui che ha dato agli italiani una lingua comune ed opere letterarie che sono l’emblema della cultura italiana esportata in tutto il Mondo; la “Divina Commedia” per prima, da cui Accademie letterate accolsero il nuovo modo di esprimersi e scrivere, opera in cui Dante descrive un viaggio “sognato” attraverso l’Inferno, il Purgatorio ed il Paradiso, raccontato in versi e rime di una bellezza indescrivibile.
Ma la Toscana è Regione eterogenea; in essa ebbero i natali Artisti, Architetti, Pittori e Personaggi storici che hanno lasciato un segno indelebile nei racconti dell’Italia intera: le loro opere sono nei Musei più importanti del mondo, le loro vite appartengono alla Storia; Firenze, città tappa obbligata per chi viene a visitare per turismo l’Italia, ma poi anche Pisa, con la sua Torre Pendente, opera straordinaria ai limiti architettonici della fisica strutturale, Siena, conosciuta per il suo “Palio” delle Contrade, una sfrenata corsa di cavalli intorno alla sua “Piazza del Campo”, ove si sfidano cavalieri delle varie contrade cittadine in costume in un carosello ovale che travolge l’emozione di tutti gli spettatori; tutte le altre città della Regione, Massa Carrara, Lucca, Pistoia, Arezzo, Livorno, Prato e Grosseto, hanno origini storicamente legate ai grandi Parchi regionali, tra monti, mare e colline; La Toscana è terra di grandissimi ed eccellenti vini che molti invidiano all’Italia, una tradizione agricola fondamentale per la produzione dell’Olio di Oliva in un ambiente naturale ove tutti vorrebbero vivere. Per tutte queste ragioni la Toscana è un luogo indimenticabile per chi può visitarla e gustare una gastronomia eccellente.
Ultima, ma non certo tale per importanza è la centralità della moda-abbigliamento e della tradizione sartoriale. Insomma una “Regione Completa”, apprezzata moltissimo dai tanti turisti Brasiliani che arrivano in Italia ogni anno!! Confinante a sud-est vi è una delle più piccole Regioni italiane, l’UMBRIA; unica regione della “Penisola” senza sbocchi sul mare. Grande abbondanza di aree boscose e collinari, che danno una colorazione molto “vegetale” all’ambiente, hanno contribuito a definire questo territorio “UMBRIA VERDE”; la mancanza di un turismo di massa, per l’assenza di spiagge e centri invernali sciistici, ha generato in questa Regione la sensazione di un “luogo tranquillo” in cui vivere bene. Si sono sviluppate le attività artigianali, agricole e sono cresciuti i cosiddetti “borghi” che hanno mantenuto lo stile delle comunità locali collegato a realtà sociali molto apprezzate per la conservazione di un patrimonio che ha reso vivibile per tutti questa terra. Moltissime sono le cittadine che mantengono la struttura medioevale, con siti storici importanti; ricordiamo Perugia, il capoluogo sede di una importante Università; Assisi, centro ecclesiastico-religioso noto per essere il “luogo di San Francesco”, patrono dell’Italia e “scultore delle anime”, un Santo conosciuto in tutto il mondo per aver tracciato un solco nel tempo della religione cristiana.
Gli innumerevoli “borghi” cittadini meriterebbero da soli una “tour dell’Umbria” solo per rivisitarli anche turisticamente, e sono molti davvero, per cui menzionarne solo alcuni comporterebbe una “scelta difficile”; quelli più noti come Spoleto, centro culturale e storico di notevole vivacità, Norcia, Gubbio, Narni, Todi, Orvieto, Cascia e Foligno, Spello, tutti inseriti in un contesto ambientale di grande vivibilità. Ecco, cari Amici Brasiliani, che in questa corrispondenza abbiamo spaziato su vari argomenti e notizie.
Speriamo aver attirato la vostra attenzione di “lettori” e salutiamo Tutti con un “grande Abraço carioca” ! Até-logo !!
Corrispondenza dall’Italia da BIAGIO MARASCIULO – Traduzione di MIGUEL ANTINARELLI
BIAGIO MARASCIULO – Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, representante e correspondente internacional na cidade de Pádua, Itália.
MIGUEL ANGELO ANTINARELLI – Tradutor e representante internacional em Roma, Itália. Engenheiro Eletrônico com especialização Pós-Universitária em Engenharia Industrial na Itália. Atuou como bolsista do governo italiano em pesquisa científica na área de Engenharia Biomédica na Universidade de Nápoles (ITA). Além da Itália morou na Alemanha, Estados Unidos, Japão e trabalhou em multinacionais como a Texas Intruments, Goddyear e AGC Asahi Glass.
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Nossa arma é o voto – por Kakay
Mutirão ou Caos
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo