Por Bolivar Meirelles

Já fui desobediente a ordens. “Ordem errada não se cumpre”. Muito diferente, o inverso de “Um manda e o outro obedece”. Que horror Comandante! O Exército submisso a um Capitão Presidente descumpridor dos Regulamentos Militares quando Capitão e, da Constituição, como Presidente da República. Mísero Presidente da República! Mísero Capitão insubordinado!

Já desobedeci ordens de “superiores” hierárquicos. Sim, descumpri e, caso semelhante, voltaria a descumprir. “Ordem errada não se cumpre”. Golpistas de abril de 1964 descumpriram os Regulamentos e a Constituição. Deram Golpe de Estado. Descumprir ordem de Golpistas é honroso. Desonroso é General da Ativa ser apadrinhado por Capitão Presidente Desmoralizado. Desmoralizado, também, ficou o Comandante do Exército. Cumpriu ordem errada do Capitão Bolsonaro, Presidente da República. Capitão indisciplinado. Descumpridor de Regulamentos Militares e da Constituição. Bolsonaro defensor de torturas, torturadores, estupradores e assassinos. Golpe de Estado e “Ato Institucional Número Cinco”. Um horror! Um terror!

Desmoralizados Comandantes Militares.

Melhor seria o Comandante do Exército ter punido o General Pazuello. Salvaria a dignidade pessoal, a ordem militar, e o Exército Brasileiro do vexame a que está submetido. Exército do Estado. Virou Exército do Governo. Cobertura a indisciplinado General. Desmoralização enorme. A Disciplina e a Ordem caíram como “água de barrela”. A desmoralização foi retomada do bastão passado pelo General Villas Boas. Deveria ser “Villas Maus”. Assim passará para a história? Provavelmente… O Exército se repense. Ficará desmoralizado? Ficará contra o Povo Brasileiro mais uma vez? É,… situação difícil. Melhor, em certas ocasiões, perder o Cargo como fez o General Fernando Azevedo e Silva e o General Edson Pujol. Esses se posicionaram bem perante a história. O General Braga Neto já estava e continuou mal.

Agora, o General Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, ficou mal também. Perdeu o controle da Tropa. Qualquer membro da ativa militar poderá fazer Discurso Político. O Comandante se desmoralizará, cada vez mais se, agora, punir um subordinado.

Entregue o cargo de Comandante do Exército. Suas condições foram perdidas, foi aberta a “Caixa de Pandora” da Indisciplina Militar.


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina.