Redação

De pomares de maçã e vinícolas até uma das mais antigas fazendas do RS, cidade ainda oferece passeio ligado à fé e à história local.

Nos Campos de Cima da Serra, há rotas gastronômicas, culturais e, claro, de aventura. São cânions, cascatas, rios, matas e campos que podem ser percorridos de diferentes formas: trekking, off road, ciclismo, canionismo e a cavalo.

No inverno, a grande atração é o frio, que proporciona cenários “instagramáveis“, com ocorrência de geada e até mesmo neve.

O setor do turismo vem operando conforme decretos municipais e respeitando normas estaduais, conforme as bandeiras. A maioria das hospedagens, parques e atrativos está aberta, atuando com 50% da capacidade e com rígido protocolo de prevenção (máscaras são obrigatórias, por exemplo).

A vantagem da região é que a maioria dos atrativos está em espaços abertos e junto à natureza, o que dificulta aglomerações.

GaúchaZH separou quatro dicas sobre o que fazer em Vacaria. Confira!

Pomares de maçã e vinícolas

Em um dia, o visitante pode conhecer os locais onde se faz a seleção e armazenamento da maçã, além de passear por algumas vinícolas da região, degustando vinhos locais. Consulte Aladin Turismo e Eventos: (54) 3232-6079 e aladin.eventos@yahoo.com.br

Pousada e Fazenda Capão do Índio

É uma tradicional fazenda localizada nos Campos de Cima da Serra, a 965 metros de altitude. Há 30 anos, dedica-se à criação de cavalos crioulos. Inclui passeio de charrete. Consulte Aladin Turismo e Eventos: (54) 3232-6079 e aladin.eventos@yahoo.com.br

Santuário Nossa Senhora da Oliveira

Fazenda do Socorro foi importante na economia gaúcha do século 18 e é uma das mais antigas do RS (Camila De Rossi / Divulgação)

Inaugurado em 2003, foi construído sobre o exato local onde se acredita ter sido encontrada a imagem de Nossa Senhora da Oliveira, dando início à história do município. Informações: (54) 3231-1375

Fazenda do Socorro

Tem origem no século 18, no tempo em que os paulistas de Sorocaba vinham aos campos da Vacaria dos Pinhais buscar o gado para levá-lo a Minas Gerais. Visitas sob agendamento pelos telefones (54) 99946-5399 e (54) 99968-2332.

Distanciamento controlado: a bandeira de cada cidade do RS


Fonte: GZD