Por Bolivar Meirelles

Pessoas como o Ziraldo não morrem, são exemplos permanentes. Memória é existência. “Quem não passou pela vida em brancas nuvens…” marcou a existência, é infinito no viver.

Homenagear Ziraldo, esse, formado em Direito mas que, artista que é, foi,…sendo permanente continua sendo. Quem, mais antigo se lembra do Ziraldo do Pasquim, lutador de coragem enfrentando os “governantes” ditatoriais militares. Ziraldo símbolo de resistência e de coragem… Não parou por aí, subsidia a contestação permanentemente “O Menino Maluquinho”… é o enfrentador do cotidiano medíocre. “Maluquinho” apenas no sentido de enfrentamento a situações medíocres do cotidiano. Imagine, ainda hoje você ser um confesso seguidor do Jesus “de Nazaré”…”dar o que tem… e chegar a Deus…” O que? Saindo de mansinho os donos do Capital…Defensor da Democracia nos governos militares ditatoriais…? Combater os golpistas…? Haja transbordar de “maluquice”… Maluquinha é a criança sensível é aquela que defende teses avançadas.

Os jornalistas Ziraldo, Iluska Lopes e Daniel Mazola, durante a festa de 100 anos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 2008. (Foto: Carlos Di Paola/Tribuna da Imprensa Livre)

Quantos acumuladores de riquezas se pudessem matariam os “meninos maluquinhos”, tão centrados são os “maluquinhos” de Ziraldo… Haja “Franciscos de Assis”! Maluquinhos para os reacionários fascistas, militaristas de todos os tempos…

Felizmente os “Ziraldos” não vão, ficam, permanentemente, na memória coletiva. Alguns e algumas são vistos como malucos…prefiro ser um deles, maluco também.

Ziraldo aniversaria. O Brasil tem que comemorar! - Tribuna da Imprensa Livre
Ziraldo e Ricardo Cravo Albin. (Divulgação/ICCA)

Como os que, com Ziraldo, enfrentaram os tempos de ditadura dos governos militares no Brasil, questão de geração…. felizmente fui um “maluquinho” da geração do Ziraldo. Que “maluquinhos” como os percebidos por ele, surjam em grande escala, no Brasil e no mundo. Ziraldo, permaneça conosco espargindo otimismo de Caratinga para o Universo.

Esse 06.04.2024 marca a permanência de Ziraldo entre nós. Formado em Direito, foi grande Cartunista, Jornalista, Escritor, amigo das crianças. Estaremos juntos para os enfrentamentos contra a extrema direita militarista/fascista.

Ziraldo n' O Pasquim. Só Dó Quando Eu Rio | Amazon.com.br

BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!