Por Emanuel Cancella –
Na véspera da eleição de 2014, a Lava Jato, chefiada por Moro, vazou, delação de Alberto Youssef, dizendo que “Lula e Dilma saberiam da corrupção na Petrobrás”. Mesmo que o TSE tenha proibido a divulgação da denúncia mentirosa (1), ela foi capa da Veja (2).
Advogado do doleiro Alberto Youssef , Antônio Figureido Basto confirma armação da revista Veja, que Lula e Dilma sabiam da corrupção na Petrobrás: “Nesse dia não houve depoimento no âmbito da delação. Isso é mentira (3).
Embora Dilma tenha sido eleita mesmo assim, começou daí a semente do golpe.
Em 2016, no auge do golpe contra Dilma, o ex juiz Sergio Moro impediu Lula de ser ministro de Dilma. Fez isso vazando criminosamente gravação editada de um telefonema entre Lula e Dilma (4). A 6 dias da eleição de 2018, Dilma era líder em todas as pesquisas para o Senado por Minas Gerais, até Moro vazar a delação premiada de Palocci, mesmo essa rejeitada por falta de provas (9,10).
A delação de Antonio Palocci é criticada por um dos membros mais importantes da operação Lava Jato, o procurador Carlos Fernando dos Santos Lima. para ele, a delação premiada de Antônio Palocci, que a mídia conservadora qualificou como “delação do fim do mundo”, que seria capaz de “destruir o PT”, era um blefe. “Está mais para o acordo do fim da picada”, afirmou (6,7).
O ex juiz Sergio Moro em 2022 é candidato ao senado pelo Paraná. Moro acusou sem provas Lula de buscar a vaga de ministro de Dilma para obter a imunidade. Isso é justamente o que Moro está fazendo tentando se eleger senador para buscar a imunidade (4).
Lembrando que Moro já foi condenado por suspeição contra Lula, no STF (8)!
Fonte:
1 – https://www.conjur.com.br/2014-out-25/tse-proibe-veja-publicidade-edicao-denuncias
2 – https://veja.abril.com.br/coluna/felipe-moura-brasil/capa-bomba-da-veja-dilma-e-lula-sabiam-de-tudo/
6 – https://www.brasil247.com/poder/a-seis-dias-da-eleicao-moro-libera-delacao-de-palocci
8 – https://www.conjur.com.br/2021-jun-23/moro-suspeito-julgar-lula-decide-stf-votos
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo