Por Iluska Lopes –
Com fechamento das fronteiras na pandemia, hotéis de alto padrão no País atraem turista nacional que costumava viajar para o exterior.
Hotéis de poucas suítes, pratos com assinatura de chefs, atendimento 24 horas, passeios e deslocamentos privativos. O turismo de luxo já reunia características naturalmente opostas à ideia de aglomerações. Junte a essa equação fronteiras fechadas para viagens internacionais de brasileiros e protocolos de segurança sanitária reforçados no segmento. Resultado: as viagens de alto padrão estão em alta no País.
O novo cenário despertou o interesse até da gigante CVC. “Para atender a essa demanda, criamos a Travel Boutique nas marcas da CVC Corp, que passaram a oferecer roteiros em hotéis de luxo no país, com serviços e experiências exclusivas em diversos destinos nacionais”, diz Nathalia Pacheco, gerente de Planejamento e Estratégia de Produtos do grupo. “Isso também é uma tendência que deve seguir forte por todo esse ano. Com menos hóspedes por hotel, a personalização de serviços tornou-se mais importante do que nunca.”
Emiliano, Fasano, e Nannai são alguns dos nomes do segmento de luxo, apresentados na página em links a partir dos sites da CVC e da Submarino Viagens. “Além de serviços que já estão no portfólio, como aluguel de carros de luxo, blindados e elétricos, para este ano haverá lançamento de novos produtos na Travel Boutique, como lanchas e catamarãs privativos”, conta.
A Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav) criou o Grupo de Trabalho de Turismo de Luxo no fim de 2020, com o objetivo de aprimorar e fortalecer a atuação de suas associadas desse nicho. “Vamos qualificar o mercado de luxo nacional e internacional. A ideia é juntar as agências que se encaixem nesse nicho de luxo, mapeando esses associados para trazer fornecedores, hotéis, companhias aéreas, todos os elos da cadeia”, explica Frederico Levy, diretor do segmento de Luxo da Abav Nacional, com 25 integrantes de diferentes regiões do País. (Informações do Estadão)
***
MTur e Unesco prorrogam inscrições para edital do marco conceitual da Rede Brasileira de Cidades Criativas
Empresas interessadas no certame podem enviar proposta até o dia 12 de março.
O Ministério do Turismo ampliou o prazo para o recebimento de propostas no edital que vai selecionar uma instituição para auxiliar na criação de um modelo conceitual da Rede Brasileira de Cidades Criativas (RBCC). Agora, as empresas interessadas poderão se inscrever até às 18h do dia 12 de março.
Para se inscrever acesse AQUI.
Podem participar pessoas jurídicas de direito privado, instituições de ensino superior (públicas ou privadas), centros de pesquisa, fundações e institutos, com sede no Brasil, que comprovadamente atuem nas áreas jurídica, econômica, cultural, de turismo, de desenvolvimento territorial e/ou urbano e outras correlacionadas.
O edital de seleção faz parte do Projeto de Cooperação Internacional firmado entre o Ministério do Turismo, a Agência Brasileira de Cooperação (ABC/MRE) e a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Dúvidas com relação ao certame poderão ser solucionadas na página da Unesco até o dia 9 de março.
CIDADES CRIATIVAS – A partir da criação da Rede Brasileira de Cidades Criativas, o MTur buscará estimular as localidades a usarem o seu capital criativo e inovador para a promoção do desenvolvimento, com incentivo à adoção de ações locais e territoriais que reúnam, primordialmente, os governos municipais, empreendimentos dos setores envolvidos e agentes criativos. E, desta forma, gerar oportunidades de negócios, emprego, trabalho, renda e o pleno exercício da cidadania. (Informações da Ascom MTur)
ILUSKA LOPES – Jornalista, Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre. iluska@tribunadaimprensalivre.com
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo