Por Emanuel Cancella –

Os petroleiros em 2019 já estavam perdendo 40% do salário (4).

Lembrando que o Plano Equacionamento de Deficit – PED foi introduzido por Michel Temer, pagamento de rombo de fundo, mesmo que esses petroleiros nunca tenham sido gestores da Petros (5).

E em 2019 o então presidente do STJ, João Otavio de Noronha em decisão monocrática suspendeu 310 liminares petroleiras que impediam o PED pagamento de rombo no fundo de pensão Petros (7).

A direção da Petrobrás aproveitando-se da decisão do STJ passou o desconto de 18 anos para vitalício.

Lembrando que Noronha era um dos indicados de Bolsonaro ao STF e também foi Noronha que soltou o Queiroz o administrador das rachadinhas do clã Bolsonaro (6).

 O que torna o relacionamento de Bolsonaro e Noronha no mínimo suspeito.

No Governo Lula o presidente da Petrobrás Jean Paul Prates na discussão do ACT 2023 anunciou o pagamento de um novo PED para aposentados e pensionistas.

Por conta disso enquanto aposentado da Petrobrás entrei com uma denuncia no MPF contra o presidente da Petrobrás, Veja denuncia na íntegra (8).

Vale a pena Lembrar que o deputado Bolsonaro falou na Globo em fuzilar o tucano FHC por vender estatais e petróleo e Bolsonaro presidente queria vender todas as estatais.

Vendeu a BR Distribuidora para o tucano ex tesoureiro do PSDB, Ronaldo Cesar Coelho (9,10,11).

E o PED atingiu três empresas estatais (Caixa Economica Federal, Correios e Petrobrás) que estavam na lista de privatização de Bolsonaro, e os funcionário dessas 3 empresas pagam PED. Na Petrobrás já perdemos 40% do salário e o pagamento é vitalício (3).

E agora o fundo de pensão da Vale a Valia anuncia que pagará em 2023 até 9 salários de abono a aposentados (1).

Lembrando que o TCU denunciou a Vale cujo o fundo de pensão é a Valia:

 “O Ministério dos Transportes acionou a Vale e a MRS Logística, cobrando uma quantia combinada de R$ 29,4 bilhões referente a concessões de ferrovias renovadas antecipadamente durante a gestão Bolsonaro. (2).

Lembrando que a Vale é responsável pelo acidente de Mariana e Brumadinho um dos maiores do mundo que tirou a vida de 270 pessoas (12).

Carta Capital: Mariana: 8 anos depois, mineradoras são condenadas e terão de pagar indenização bilionária (14).

Já a Petrobrás fruto do trabalho de seus empregados:

As ações PETR4 já acumulam uma valorização de 92% no ano e, na última quarta-feira (19), a empresa atingiu a marca histórica de R$ 525 bilhões em valor de mercado (15).

Fica aí a pergunta por que o trabalhador da estatal tem que pagar, no caso da Petrobrás até 40% do salário por rombo e o da Valia com toda essa mutretada vai ganhar 9 salarios extra de abono!

Fonte:

1 – https://www.investidorinstitucional.com.br/sessoes/investidores/fundosdepensao/40836-valia-pode-pagar-9-abonos-aos-assistidos-do-bd.html#:~:text=A%20Valia%2C%20fundo%20de%20pens%C3%A3o,mar%C3%A7o%2C%209%20abonos%20de%20super%C3%A1vit.

2 – https://www.brasil247.com/economia/dever-cumprido-diz-renan-filho-apos-notificar-a-vale-sobre-cobranca-bilionaria?tbref=hp

3 – https://veja.abril.com.br/economia/funcionarios-dos-correios-pagam-rombo-em-fundo-de-pensao

4 – https://diariodopoder.com.br/politica/equacionamento-do-petros-faz-beneficiarios-pagarem-ate-40-do-salario

5 – https://contec.org.br/fundos-de-pensao-como-petros-e-postalis-devem-ter-nova-regra-para-equacionar-deficit-entenda/

6 – https://g1.globo.com/politica/blog/andreia-sadi/post/2020/07/10/para-bolsonaristas-beneficio-a-queiroz-cacifa-noronha-como-candidato-ao-stf.ghtml

7 – https://epocanegocios.globo.com/Empresa/noticia/2019/09/stj-suspende-310-liminares-que-cancelavam-cobrancas-extraordinarias-da-petros.html

8 – https://emanuelcancella.blogspot.com/2024/01/denuncia-ao-mpf-contra-o-presidente-da_26.html

9 – https://www.esmaelmorais.com.br/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/

10 – https://www.brasil247.com/economia/ex-tesoureiro-do-psdb-ja-e-o-maior-acionista-da-antiga-br-distribuidora

11 – https://www.cut.org.br/noticias/bolsonaro-quer-vender-todas-as-empresas-publicas-brasileiras-dc8f

12 – https://jornal.usp.br/atualidades/maior-perda-em-mariana-e-brumadinho-foi-de-vidas-humanas-diz-especialista/

13 – https://www.brasildefato.com.br/2021/01/25/dois-anos-apos-crime-de-brumadinho-vale-se-recusa-a-pagar-valor-definido-pelo-estado

14 – https://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/mariana-8-anos-depois-mineradoras-sao-condenadas-e-terao-de-pagar-indenizacao-bilionaria/

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!