Por Daniel Mazola e Prestes Filho 

Em função da repercussão das matérias exclusivas: “SIRO DARLAN: a Força, a Indignação e a Verdade“ “SIRO DARLAN: eu conheço a fome, eu conheço o frio, vivi a vida dos jovens e das crianças abandonadas – essa é a minha origem”, estamos publicando uma série de depoimentos e manifestações de solidariedade de diversos membros da sociedade civil sobre a “perseguição implacável” – como a maioria tem se referido ao caso – que culminou com a suspensão do exercício da função do desembargador Siro Darlan.

Nosso objetivo é transforma esse trabalho em livro ou edição especial do jornal impresso para ser distribuído gratuitamente, caso queira ou possa contribuir com algum valor, entre em contato via WhatsApp (55 21 98846-5176) ou e-mails: mazola@tribunadaimprensalivre.com / prestes@tribunadaimprensalivre.com

***

SOMOS SIRO DARLAN

Depoimentos – Parte XXII

#campanharestaurarverdade

CARLOS RABAÇA é professor, comunicador e escrito. Formou-se em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. É mestre pela Universidade de São Paulo e doutor pelo Center Office of Information, de Londres. Lecionou na Universidade Gama Filho e na UFRJ. Foi assessor de relações públicas do Governo Médici. Foi diretor de comunicação da Shell do Brasil. Entre 1979 e 1981, assumiu a Comunicação Institucional da Petrobras, onde implementou uma série de mudanças na estrutura da área. Foi diretor da Fundação Roberto Marinho.

Carlos Rabaça

Conheço o Desembargador Siro Darlan há mais de cinquenta anos.

Participamos, juntos, de um movimento da Igreja Católica, o ECC, voltado para a paz e a reconciliação da família.

Posteriormente, tivemos inúmeros encontros visando a divulgação de projetos sociais, educacionais e profissionais de jovens desviados e desamparados pela sociedade.

Sua postura e orientação sempre visaram ao bem-estar social.

Sou testemunha de seu caráter reto e de sua dignidade pessoal e profissional.

***

WELINGTON FERREIRA é advogado e maestro. Presidente da Comissão de Cultura da OAB/RJ. Autor dos Hinos do: TJRJ, TRE-RJ, EMERJ, IAB, OAB, AMB, IMB e outros.

Desembargador Siro Darlan, a pianista Carol Murta Riberio e o advogado e maestro Welington Ferreira

Tribuna da imprensa Livre: O desembargador Siro Darlan é uma referência entre os magistrados brasileiros, em especial, por sua atuação junto a população que vive em situação de exclusão social, concorda?

Welington Ferreira:

O Desembargador Siro Darlan é um excelente Magistrado, atuando para que seja amenizado o sofrimento dos excluídos pela Sociedade.

Tribuna da Imprensa Livre: Na sua opinião o desembargador Siro Darlan sempre atuou com seriedade e cumprindo rigorosamente os mandamentos éticos da magistratura?

Welington Ferreira:

Sempre atuou com seriedade na Judicatura.

Tribuna da Imprensa Livre: Escreva sobre um fato relevante vivido, pessoalmente, ao lado do desembargador Siro Darlan. Momento quando o magistrado ofereceu exemplo de cidadania e profissionalismo.

Welington Ferreira: Quando venci as eleições para a Diretoria da ABATERJ (Associação Beneficente dos Amigos do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro) e fui impedido de exercer o meu mandato, o Desembargador Siro Darlan entrou em minha defesa, pelo respeito do resultado das urnas e da Democracia.

O Desembargador Siro Darlan é um excelente Magistrado.

***

Envie seu depoimento: mazola@tribunadaimprensalivre.com

Assine a nota pública de defesa da independência funcional do desembargador Siro Darlan: http://chng.it/4zLKk5xPVj


DANIEL MAZOLA – Jornalista profissional (MTE 23.957/RJ); Editor-chefe do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Consultor de Imprensa da Revista Eletrônica OAB/RJ e do Centro de Documentação e Pesquisa da Seccional; Membro Titular do PEN Clube – única instituição internacional de escritores e jornalistas no Brasil; Pós-graduado, especializado em Jornalismo Sindical; Apresentador do programa TRIBUNA NA TV (TVC-Rio); Conselheiro Efetivo da Associação Brasileira de Imprensa (2004/2017) e ex-presidente da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da ABI; Foi Vice-presidente de Divulgação do G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira (2010/2013).


LUIZ CARLOS PRESTES FILHO – Diretor Executivo do jornal Tribuna da Imprensa Livre; Cineasta, formado em Direção de Filmes Documentários para Televisão e Cinema pelo Instituto Estatal de Cinema da União Soviética; Especialista em Economia da Cultura e Desenvolvimento Econômico Local; Coordenou estudos sobre a contribuição da Cultura para o PIB do Estado do Rio de Janeiro (2002) e sobre as cadeias produtivas da Economia da Música (2005) e do Carnaval (2009); É autor do livro “O Maior Espetáculo da Terra – 30 anos do Sambódromo” (2015).