Por Alcyr Cavalcanti

Na relação de Tite estão somente três jogadores que atuam no futebol brasileiro: Gabigol e Everton Ribeiro, do Flamengo, e Daniel Alves, do São Paulo. Novidade na lista é o zagueiro Lucas Veríssimo, do Benfica (PT)

O técnico Tite convocou, na sexta-feira (10), após uma pausa de sete meses os jogadores que vão formar equipe para defender o Brasil em busca de mais um título na Copa de 2022. Foram convocados 24 atletas para enfrentar o Equador em 04 de junho e o Paraguai em Assunção em 08 de junho. Os jogadores convocados para vestir a camisa da seleção cinco vezes campeã se apresentam para treinar no próximo dia 27 em Teresópolis (RJ).

O Brasil lidera as eliminatórias até agora tendo vencido todas as partidas. A última vitória foi contra a seleção do Uruguai por 2×0. A única novidade foi a convocação de Lucas Veríssimo na zaga, que atravessa boa fase.

Surpresa também foi a convocação do lateral Daniel Alves de 37 anos, que atualmente defende o São Paulo, não pelas suas atuações, pois apresenta muito boa fase, mas pela intensidade dos jogos durante a Copa do Mundo.

“O momento é de dificuldades das seleções e, mais ainda, de procurar ter contato humano com os altetas e repetir o desempenho, especificamente [o demonstrado] contra o Uruguai. E esse passao vai ser um desafio: primeiro o da retomada de um padrão igual, de encontrar atletas que estão nessas condições melhores que é o objetivo e a essência. Desempenho, resultado e seguir bem na classificação”, afirmou o treinador.

Convocados

GOLEIROS

Alisson – Liverpool (ING)

Ederson – Manchester City (ING)

Weverton – Palmeiras

LATERAIS

Dani Alves – São Paulo

Danilo – Juventus (ITA)

Renan Lodi – Atlético de Madrid (ESP)

Alex Sandro – Juventus (ITA)

ZAGUEIROS

Thiago Silva – Chelsea (ING)

Marquinhos – Paris Saint Germain (FRA)

Lucas Veríssimo – Benfica (POR)

Éder Militão – Real Madrid (ESP)

MEIAS

Casemiro – Real Madrid (ESP)

Douglas Luiz – Aston Villa (ING)

Fred – Manchester United (ING)

Fabinho – Liverpool (ING)

Lucas Paquetá – Lyon (FRA)

Everton Ribeiro – Flamengo

ATACANTES

Everton – Benfica (POR)

Roberto Firmino – Liverpool (ING)

Gabriel Barbosa – Flamengo

Gabriel Jesus – Manchester City (ING)

Neymar Jr. – Paris Saint Germain (FRA)

Richarlison – Everton (ING)

Vinícius Júnior – Real Madrid (ESP)

 


ALCYR CAVALCANTI – Jornalista profissional e repórter fotográfico, trabalhou nos principais jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e em agências de notícias internacionais. Bacharel em Filosofia pela Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor universitário, ex-presidente da ARFOC, ex-secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.