Por Emanuel Cancella –

Querendo parecer contrário às privatizações para angarias votos, Bolsonaro falava em fuzilar FHC por vender estatais e petróleo, conforme vídeo anexo (2).

Mas depois de eleito quer vende o Brasil (10)!

O MPF processou o governo Dilma por vender combustível barato, mas Dilma resistiu (11)!

Bolsonaro privatizou a BR Distribuidora. E mesmo com os brasileiros ganhando seus salários em real, mantém a política de preço da Petrobrás estabelecida por Michel Temer. Na ocasião dessa dolarização, o jornal Metrô denunciava o desastre econômico: “Parente tocou fogo no país dolarizando a gasolina” (3).

Em vídeo anexo dizia que, não, mas Bolsonaro privatizou a Eletrobrás (1).

A Telebrás foi privatizada em 1998 por FHC. Hoje nossa  internet é a mais cara do continente, mais lenta que no Iraque e Cazaquistão e anunciam o 5G em Brasília, no entanto, em 2018, 190 cidades do Norte e Nordeste não tinham internet (4 a 6).

A Vale foi privatizada por R$ 3.3 BI, quando só de reservas minerais possuía mais de R$ 100 BI (7,8). Perdemos a Vale e ganhamos os maiores acidentes ambientais do mundo, Brumadinho e Mariana, com o desaparecimento de cidades, lagos, rios e a morte de mais de 290 pessoas. Maior perda em Mariana e Brumadinho foi de vidas humanas, diz especialista no jornal da USP (9).

O histórico das privatizações praticado por FHC e Bolsonaro é desastroso e de interesses duvidosos.

Povo vai pagar mais caro pela energia elétrica se governo privatizar Eletrobras | Partido dos Trabalhadores

Fonte:

1 – https://www.youtube.com/shorts/g3qLR6iGqDc

2 – https://www.youtube.com/watch?v=tOCuftuLhUc

3 – https://www.metroworldnews.com.br/colunistas/2018/05/24/parente-pos-fogo-no-pais-dolarizando-gasolina.html

4 – https://veja.abril.com.br/tecnologia/conexao-de-internet-no-brasil-e-mais-lenta-que-no-iraque-e-cazaquistao/

5 – https://g1.globo.com/df/distrito-federal/noticia/2022/07/05/5g-saiba-o-que-muda-com-a-chegada-do-sinal-nesta-quarta-feira.ghtml

6 – https://super.abril.com.br/mundo-estranho/ainda-existem-lugares-sem-acesso-a-internet/

7 – https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc30049804.htm

https://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc070513.htm

8- https://www.brasildefato.com.br/2017/05/07/venda-da-vale-completa-20-anos-e-foi-um-dos-maiores-crimes-cometidos-contra-o-brasil

9 –  https://jornal.usp.br/atualidades/maior-perda-em-mariana-e-brumadinho-foi-de-vidas-humanas-diz-especialista/#:~:text=Em%20Mariana%2C%20a%20cat%C3%A1strofe%20ocasionou,barragens%20em%20dois%20grandes%20momentos.

10 – https://www.redebrasilatual.com.br/economia/2021/02/bolsonaro-quer-vender-o-brasil-denuncia-cut/

11 – https://www.infomoney.com.br/politica/mpf-processa-graca-foster-e-mantega-por-manterem-combustiveis-a-precos-baixos-no-governo-dilma/

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO


Tribuna recomenda!