Por B.Guedes –

Você conhece os vinhos da RAR?

Se não conhece, tudo bem! Mas deixa eu começar apresentando o honroso Raul Anselmo Randon, grande empresário e visionário de seu tempo. Randon nasceu em Tangará, Santa Catarina, e fundou a indústria metalmecânica em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul. Além da sede, na cidade gaúcha, a empresa tem unidades industriais em Chapecó (SC) e na cidade de Rosário, Província de Santa Fé, na Argentina.

O empresário Raul Anselmo Randon era filho de Abramo e Elisabetha Randon, que lhe deram os irmãos Hercílio, Isolda, Zilá e Beatriz. (Divulgação)

O criador da vinícola RAR, Raul Ancelmo Randon nos deixou aos 88 anos.

Vinhos da marca RAR você encontra na VinoArt

A marca, que tem sede em Vacaria, Rio Grande do Sul, entrou no mercado do Rio de Janeiro, representado pela dupla Sérgio Costa e Marco Oliveira. Ao todo, são 12 rótulos à disposição, além do queijo tipo grana padano, azeite e embutido. O Rio de janeiro é um mercado em expansão de vinhos brasileiros. Somos grandes apreciadores de espumantes, devido ao nosso clima e nossas praias.

A expansão da marca neste período conturbado não foi fácil, mas os vinhos se adaptaram bem ao gosto dos brasilienses, conhecidos por sua exigência em relação à bebida. Apostamos neste mercado como um dos mais promissores para o crescimento da marca e queremos que as vinícolas nacionais sejam uma parcela significativa de nossa adega.

Miguel Neto (sommelier), Sérgio Costa (sommelier da RAR), Daniel Mazola (editor-chefe da Tribuna da Imprensa Livre) e Marco Aurélio (comercial da RAR) durante uma degustação de vinhos e queijos. (Crédito: Iluska Lopes/TIL)

Os vinhedos da RAR estão localizados na região dos Campos de Cima da Serra, um dos pontos mais elevados do Estado, com aproximadamente mil metros. Localizada a uma latitude de 28°, a região conta com clima temperado, de verões amenos, com temperatura máxima média de 25°C e mínima média 15°C. No inverno, mais frio pela altitude elevada, a temperatura máxima média fica em torno de 16°C e a mínima média em torno de 7°C. Devido a essa altitude e amplitude térmica, originam-se vinhos mais concentrados e aromáticos.

Na apresentação dos rótulos, durante uma degustação informal com os clientes, foram apresentados os vinhos RAR Collezione Merlot, RAR- MASI Trevenezie Rosso, RAR-MASI Malbec Merlot, RAR Collezione Merlot e RAR Collezione Gewürztraminer. Posso dizer que destacaram-se pelo paladar marcante, que combina frutos com especiarias da mais alta qualidade. Essa elegante linha de vinhos harmoniza-se com as mais diversas ocasiões, garantindo sabor e sofisticação à mesa.

Convite aos leitores

A linha de vinhos e espumantes RAR ela é composta pelo Cabernet Sauvignon/Merlot, Gewurztraminer, Viognier, Collezione Merlot, Collezione Pinot Noir, Collezione Sauvignon Blanc e Reserva Merlot, além dos espumantes, Cuvée RAR Brut, Cuvée Nilva Brut Rosé, Brut Reserva e RAR Moscatel.

Todos os rótulos estão nas lojas de Ipanema e do Catete.

A primeira franquia da rede Spaccio RAR, localizada no Passo Fundo Shopping, estado do Rio Grande do Sul, foi inaugurada em 2018

Um pouco mais sobre a RAR

A RAR, de Raul Anselmo Randon, teve origem na fruticultura, com o cultivo da maçã na década de 1970. Hoje, é a terceira maior produtora e comercializadora da fruta no Brasil. Nos anos 1990, montou a primeira fábrica de queijo tipo grana fora da Itália lançando a marca Gran Formaggio. A RAR tem, em seu portfólio, a linha de importados com queijos e acetos italianos, presuntos e salames italianos e espanhóis, e azeites de oliva chilenos. A linha de derivados é composta por creme de leite fresco, manteiga e queijo parmesão.

Boa degustação e até a próxima matéria!

B.GUEDES é sommelier master


Tribuna recomenda!