Por Bolivar Meirelles –
Rui dominava a língua portuguesa, o latim com naturalidade, vários outros idiomas, era um poliglota. Poucos ou ninguém dominou tanto, pelo menos no Brasil, a língua pátria. Rui Barbosa, indiscutível ícone do Direito. Nada tem a ver com eventuais equívocos na sua caminhada pela política.
Antônio de Castro Alves, o mais festejado poeta brasileiro, dominava a arte do bem escrever, morre aos 24 anos de idade, sua característica maior dentro de sua livre expressão condoreira, foi a luta pela liberdade. Voava alto o poeta Castro Alves, livre das amarras terrestres. Sim. Liberto na forma e no conteúdo de seus versos. Ninguém da “esquerda” na política tem qualquer crítica ao “poeta da liberdade”.
Quantos e quantas cantadores de cordel se expressam no linguajar simples? Quantas e quantos escritores populares, de hoje e do ontem próximo, seriam vetados por desconhecidos professores de português castiço? Felizmente existe a população, maior crítica do que seja ou não literatura.
Vivam Rui Barbosa e Antônio de Castro Alves! Necessárias personalidades em suas artes. Rui Barbosa ficou como o certeiro dominador da arte correta do escrever, o dominador das técnicas e conteúdos do Direito. Antônio de Castro Alves, embora com excelente domínio da “Última flor do lácio, inculta e bela”, como na expressão de Olavo Bilac, registrou sua rápida passagem pela vida como “O Poeta da Liberdade”. O conteúdo contundente de sua expressão ponderou, muito mais, que a formatação de sua linguagem.
Não podemos hoje, naturalmente, impedir a expressão popular dos cantadores de cordel e, nem mesmo de escritores e escritoras com limitados domínios sobre a língua de Camões. Liberdade de expressão é algo fundamental nesse iniciar do ano de 2024.
BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública e Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente do Conselho Executivo da Casa da América Latina.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo