Por Alcyr Cavalcanti –
A “Maior Favela da América do Sul”, como é conhecida por seus moradores tem uma população estimada em mais de 130 mil habitantes, a maioria migrantes vindos do Nordeste, onde muitos não transferiram seus títulos dos estados de origem.
Um contingente em torno de 27 mil eleitores atrai políticos que geralmente prometem aquilo que nunca irão cumprir. O Rio de Janeiro tem o estigma de ter cinco ex-governadores presos, um vice de Claudio Castro Washington Reis cassado em meio à campanha e seu chefe de policia preso por envolvimento com jogo do bicho e solto por decisão judicial às vésperas da eleição. Muitas bandeiras de Lula e Bolsonaro, não só na entrada da Via Ápia, mas em toda favela. A campanha é principalmente uma forma muito bem vinda de trabalho temporário, em uma fase de desemprego estrutural que se acelerou no governo Bolsonaro, principalmente no Rio de Janeiro.
Lindbergh Farias e Washington Quaquá do PT fazem muita panfletagem na Rocinha assim como seus adversários Rosenverg Reis e Rodrigo Bacelar do PL apoiados por Castro na disputa de votos.
Nessa imensa favela promovida a bairro por decisão judicial onde falta quase tudo, os moradores estão cansados de falsas promessas através de anos e anos, onde pouca coisa foi feita. Movidos entre a indiferença e a esperança de dias melhores vai transcorrer a eleição, de qualquer forma um dia de festa. Os adeptos da candidatura do atual governador que tenta a reeleição deram um apetitoso churrasco na Via Ápia regado a muita cerveja e alguma coisa mais, na tentativa de angariar mais votos para garantir mais quatro anos.
Quem sobreviver verá.
ALCYR CAVALCANTI – Jornalista profissional e repórter fotográfico, trabalhou nos principais jornais do Rio de Janeiro e de São Paulo e em agências de notícias internacionais. Bacharel em Filosofia pela Universidade do Estado da Guanabara (atual UERJ) e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professor universitário, ex-presidente da ARFOC, ex-secretário da Comissão de Defesa da Liberdade de Imprensa e Direitos Humanos da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo