Por Edimea Teixeira

À frente da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas (Sedetur), Rafael Brito, falou com exclusividade para o jornal Tribuna da Imprensa Livre sobre as diversas ações planejadas em conjunto, para o sucesso da retomada da atividade turística em Alagoas.

O destino conquistou a chancela de ‘Safe Travel’ junto a World Travel & Tourism Council (WTTC), garantindo reconhecimento internacional de destino seguro para viajar. “Estamos trabalhando com muita responsabilidade, cautela e, sobretudo, respeito aos protocolos de segurança estabelecidos pelo Governo do Estado. No feriado de 20 de novembro, Alagoas chegou a quase 90% de quartos reservados“, pontuou o secretário Rafael Brito.

Rafael Brito é secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo de Alagoas

Edimea Teixeira: Como está o processo de retomada do turismo em Alagoas?

Rafael Brito: A retomada do turismo tem sido extremamente otimista, estamos trabalhando com muita responsabilidade, cautela e, sobretudo, respeito aos protocolos de segurança estabelecidos pelo Governo do Estado. Em resposta a este movimento, conquistamos a chancela de ‘Safe Travel’ junto a World Travel & Tourism Council (WTTC), garantindo reconhecimento internacional de destino seguro para viajar. Aliado a este título, também somos o 2º estado de todo o Nordeste em número de empreendimentos certificados pelo Selo Turismo Responsável do Ministério do Turismo (Mtur). São 1160 estabelecimentos em Alagoas que atendem rigorosos protocolos de prevenção à Covid-19.

Os resultados também já são refletidos no número crescente de ocupação hoteleira no Estado e da malha aérea. No feriado de 20 de novembro, por exemplo, Alagoas chegou a quase 90% de quartos reservados e em todos os demais feriadões prolongados, as pousadas de charme do Litoral Norte, Sul e da região do Sertão atingiram 100% de ocupação, o que comprova uma retomada célere do nosso turismo.

Jangadas para passeios turísticos na Praia de Pajuçara, em Maceió. (Creative Commons/Wikimedia Commons)

Além disso, já observamos um crescimento vertiginoso da malha aérea. Atualmente contamos com 19 voos diários previstos, recuperando os 75% previsto pelo Governo do Estado do nosso contingente aéreo pré-pandemia, quando a frequência destas operações era de 26 em média. São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília e Salvador (BA) são os destinos e procedências dos voos diários em Alagoas.

Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares – Maceió (AL)

Em paralelo a estas ações, o Governo do Estado tem apostado na intensa realização de investimentos em mídia tradicional e digital. O ano de 2020 foi determinante para a promoção do destino, tivemos o maior capital investido na nossa história, colocando Alagoas na liderança de buscas dos principais sites e operadores de turismo como Decolar, CVC, Hotel Urbano e Booking. O grande diferencial desde o início foi tratar o destino como produto e, para tanto, garantir que ele ocupasse um espaço de destaque nas prateleiras dos mercados nacional e internacional.

Edimea Teixeira: E quais as perspectivas para 2021?

Rafael Brito: As perspectivas para 2021 são as melhores possíveis. A gente acredita que há uma demanda reprimida muito grande para consumo de atividades turísticas, de lazer, entretenimento e temos a expectativa que no próximo ano, tão logo isso seja possível do ponto de vista de segurança sanitária, essa procura seja rapidamente colocada em prática na economia e no mercado do turismo como um todo.

Para isso, continuaremos investindo fortemente na divulgação do nosso destino regionalmente, assim como dentro e fora do país, ação que tem sido prioritária para o Governo do Estado e tem proporcionado um impacto positivo gigantesco para o crescimento e consolidação do destino Alagoas.

Saiba mais:

  1. Alagoas tem demanda nacional aquecida apesar do novo normal
  2. Alagoas apresenta qualidades que lideram a preferência dos turistas neste momento
Clique no selo e saiba mais sobre turismo no Brasil!

Edição: Iluska Lopes – Diretora de Redação


EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico, membro do Conselho Editorial e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.