Por Amirah Sharif –
Em 2020, segundo a Organização Mundial da Saúde, existiam mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil e os números seriam maiores se não fossem as ONGs e os protetores de animais.
O que é ser um protetor de animais?
Não é uma profissão, mas para bem exercer esse papel de protetor, é necessário muito talento e ter muito amor no coração. O protetor de animais nasce com esse dom de amar e respeitar qualquer bicho, qualquer animal, qualquer ser vivo. Não raro veremos alguém afastando um mosquito ou uma mosca ou uma barata, mas jamais matando, mesmo sendo um mosquito ou uma mosca ou uma barata até porque, para o protetor, é o mosquito, a mosca, a barata. Engana-se quem pensa que a proteção se dá apenas no resgate de animais abandonados e denúncias de maus tratos, mas já que abordamos esses temas, vamos a algumas dicas:
Resgate
Não se pode acumular bichos em casa. Acumular é doença; resgatar é saudável, faz bem à nossa alma, mas, se a pessoa não tem espaço suficiente ou não tem tempo para encontrar um lar temporário ou definitivo para o peludinho, é melhor procurar ONG’s. Precisamos sempre ter em mente que estamos lidando com vidas.
Operação: tirar das ruas
Não é fácil tirar um animalzinho da rua. Ele precisa se acostumar conosco, ter confiança para se deixar levar por um humano. É necessário providenciarmos coleiras ou focinheiras ou cobertores para evitarmos mordidas e carregá-los com segurança. É fácil? Não, não é, mas o protetor nunca desiste.
Abrigo
Resgatou? Tirou o patudinho das ruas? A melhor opção é levar para sua casa, onde ele receberá amor, carinho, atenção, alimentação, cuidados com a higiene, etc. e etc., no entanto, se não se pode abrigar, é melhor evitar colocá-lo em lugares que estão com superlotação de animais e com falta de recursos. Fale com parentes, vizinhos, procure alguém com condições para adotá-lo. Use as redes sociais.
Lar temporário
Um lar temporário é o local em que o animal resgatado irá se abrigar do frio, do calor, terá segurança e carinho. E tudo se improvisa: a caminha pode ser o caixotinho de feira; o cobertor pode ser aquele nosso moletom velho e quentinho.
Castração
Como é importante castrar o maior número de animais que pudermos para o controle da natalidade! Vocês nem imaginam como essa atitude de castrar animais de rua é importante. Eu, particularmente, tive a sorte de encontrar uma veterinária, que me faz um bom desconto e, assim, posso castrar os peludinhos do meu entorno. Viver com dignidade é para todos: humanos e não humanos.
Dia do protetor de animais
No dia 10 de agosto, comemoramos o dia do protetor dos animais. Confesso que não sabia que existia a data. Parabéns aos bravos, dedicados, corajosos e generosos protetores de animais! Continuarei a estender a mão aos animais de rua. Tomara que os humanos estendam a mão e apertem os números certos para elegermos políticos que se disponham a criar leis dando mais direitos e dignidade aos animais. Ah, ia me esquecendo… o protetor de animais é um ser que tem fé e esperança.
Ao final, tudo ficará bem e se não está bem é porque não chegamos ao final. Inté!
AMIRAH SHARIF é jornalista, advogada, protetora dos animais e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre. asharif@bol.com.br
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo