Por Alcyr Cavalcanti

O Encontro Estadual de Mídias das Favelas realizado no dia 07/12/2019 na UNISUAM em Bonsucesso partiu de um esforço de várias lideranças comunitárias, em especial  do líder comunitário Antônio Carlos Rumba Gabriel um “cria” da Favela do Jacarezinho que tem levado a voz de seus irmãos despossuídos a todos os lugares que estiverem dispostos a escutar sua defesa apaixonada. Socializado no centro do poder da imprensa escrita, em uma época de grande prestígio do Quarto Poder, foi acolhido pela Condessa Pereira Carneiro e trabalhava como “faz tudo” no gabinete da diretoria e de modo direto ao Nascimento Brito.

A proximidade do poder o conduziu a ter amor pelos estudos, sabia que pelo conhecimento poderia enfrentar e confrontar os desmandos do aparato policial e vencer o preconceito de ser pobre, preto e favelado, um estigma solidamente analisado pela antropóloga Janice Perlman em sua magnífica obra O Mito da Marginalidade. Decidiu então aprofundar seus conhecimentos e depois de muito esforço está a concluir o curso de Direito após uma formação em teologia em uma Universidade no Texas, Estados Unidos.

O Encontro que teve a participação de vários comunicadores das Favelas de alguns estados é o primeiro passo para a criação de um canal de comunicação, com um pensamento unificado, para dar voz aos moradores das milhares de Favelas, não só do Rio de Janeiro, mas de todo o país. É um projeto ambicioso através do Portal das Favelas para levar os direitos de cidadania, tão frequentemente desrespeitados aos governantes, na tentativa da construção de verdadeiros cidadãos em um mundo menos desigual, mais igualitário e mais fraterno.