Por Emanuel Cancella

Assim como FHC queria mudar o nome de Petrobrás para Petrobráx para facilitar sua privatização o Edisen é a sede da Petrobrás privatizada, que não foi (4).    

O Edise uma torre símbolo da engenharia da Petrobrás marca mundial da Petrobrás, esta fechada há anos para obras e a direção da Petrobrás pagando em 2016, segundo a radio pião, R$ 120 milhões de aluguel por ano pelo Edisen!

A construção da torre do Edisen foi desastrosa prejudicando inúmeros imóveis ao redor inclusive a Igreja centenária (5).

Aliás, o ministério do Meio Ambiente deveria pedir para a Petrobrás mudar sua sede, sair do Edisen, construção que rachou prédio e prejudicou muito o centro histórico do Rio de Janeiro (6).

Lógico que a Petrobrás não repassa dinheiro para aposentados por que os acionistas, principalmente os de Nova York não permitem nenhum repasse para aposentados e pensionistas.

 Vale lembrar que Lula, além de abrasileirar, e diminuir o preço dos combustíveis, acabou com a farra dos dividendos das ações na Petrobrás (2).

Petrobras vai deixar de enviar dividendos apenas a acionistas, diz Lula, Presidente defendeu que parte deles seja destinada também a investimentos (1).

O problema é que os aposentados pagaram caro a Petros e continuam pagando para ter esse direito, a complementação da aposentadoria.

Segundo matéria do jornal o Globo, funcionário da Petrobras em 2019 já pagava até 40% do salário para cobrir rombo do Petros. (7).

Lula tem que acabar com os PED’s criado no governo de Michel Temer e Bolsonaro (8). O PED é mais uma bomba que Paulo Guedes prometeu colocar no bolso dos trabalhadores:

Paulo Guedes resume o que Bolsonaro queria para o servidor: ‘Botamo a granada no bolso do inimigo’ (3).

Lembrando que Paulo Guedes  então assessor de Bolsonaro deu  rombo bilionário em fundos de pensão, inclusive na Petros e com as benções da Lava Jato que investiga a Petrobrás e a Greenfield que investiga os fundos de pensão, Guedes não foi preso e nem paga nada pelo rombo, e ainda ganhou de Bolsonaro o ministério da Economia (8).

Quanto ao Massacre aos aposentados e pensionistas entrei na ultima sexta feira com denuncias no MPF, veja denuncia na íntegra (9), contra o presidente da Petrobrás, Jean Paul Prates pelo extermínio de aposentados e pensionistas via Plano de Equacionamento de Deficit – PED! 

Fonte:

1 – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/petrobras-vai-deixar-de-enviar-dividendos-apenas-a-acionistas-diz-lula/

2 – https://economia.uol.com.br/noticias/redacao/2023/05/16/vamos-abrasileirar-precos-dos-combustiveis-diz-lula.htm

3 – https://www.sintrajud.org.br/guedes-resume-o-que-bolsonaro-quer-para-o-servidor-botamo-a-granada-no-bolso-do-inimigo/

4 – https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2712200008.htm

5 – https://www.estadao.com.br/economia/sede-petrobras-alaga-bate-boca-eduardo-paes-jean-paul-prates-npre/

6 – https://www.terra.com.br/noticias/brasil/cidades/moradores-protestam-contra-obra-que-rachou-predio-no-rio,68c368f40d94b310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

7 – https://diariodopoder.com.br/politica/equacionamento-do-petros-faz-beneficiarios-pagarem-ate-40-do-salario

8 – https://contec.org.br/fundos-de-pensao-como-petros-e-postalis-devem-ter-nova-regra-para-equacionar-deficit-entenda/?fbclid=IwAR3BMmW4N_zx2uQVItU4wAtRDSj7ukVFAh8w51wdC9R7ZgL66PtqjO4aNZM

8 – https://oglobo.globo.com/politica/mpf-investiga-paulo-guedes-assessor-de-bolsonaro-por-suspeita-de-fraudes-em-fundos-de-pensao-de-estatais-23145487

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!