Categorias

Tribuna da Imprensa Livre

Pandemia, Democracia e o Futuro do Brasil – por Michelle Meneses
Colunistas, Política

Pandemia, Democracia e o Futuro do Brasil – por Michelle Meneses

Por Michelle Meneses

Falta pouco para terminar 2021, ano marcado pela dor, sofrimento e incerteza.

Mesmo diante da Vacinação um pouco mais acelerada no Brasil, ainda estamos lutando contra a Covid19.

E agora temos a “ômicron” uma nova variante do coronavírus vinda da África, para assustar e preocupar todo o mundo, especialmente o Brasil que não tem medidas tão rígidas no controle da  circulação de estrangeiros no país e na contenção da disseminação do Vírus.

Temos um Governo que mesmo diante da trágica marca de mais de 600.000 mil brasileiros mortos pela Covid19, insiste em declarações Negacionistas e AntiVacina.

Enquanto o mundo todo não estiver Vacinado, estaremos convivendo com as incertezas e graves consequências da Covid19.

O mundo mudou diante de um Vírus letal!

Mas também mudou diante dos ataques reiterados à Democracia em muitos países.

O relatório da organização internacional IDEA, colocou o Brasil na lista dos países em que a Democracia está em declínio.

Ao longo das últimas décadas construímos uma Democracia no Brasil com muitos altos e baixos, mas nada comparado ao nível de retrocesso que  estamos vivendo no momento.

Com o Governo Bolsonaro, ele mesmo um defensor de torturadores e de regimes Autoritários, constantemente  nossa Democracia é testada e ameaçada.

Bolsonaro com seus ataques infundados ao sistema eleitoral brasileiro, seus comentários negacionistas e com sua participação em atos Antidemocráticos, não só coloca em risco a jovem e ainda frágil Democracia brasileira, como também estimula seus apoiadores à atacarem instituições que são guardiãs do Estado Democrático de Direito.

Além do Brasil, a lista das democracias em retrocesso também inclui Índia, Filipinas, Polônia, Hungria e Eslovênia.

E pela primeira vez, os Estados Unidos foram incluídos na lista da organização internacional IDEA como uma Democracia em declínio.

Até então a nação norte americana era considerada a maior e mais sólida Democracia do mundo.

Qual o motivo da crise da Democracia em vários países?

Quais são as consequências do retrocesso na Democracia?

A Democracia é o regime pelo qual todos os cidadãos podem participar livremente, efetivamente, diretamente, e  ou por seus representantes na escolha do rumo do seu país.

Quando a Democracia é reiteradamente atacada, isso enfraquece a própria participação do cidadão na vida política e social de seu país.

Por outro lado, uma Democracia saudável e robusta, permite que seus cidadãos tenham o poder de escolher o caminho pelo qual deseja ver seu país seguir.

Quando uma nação tem sua Democracia abalada e em risco, seu povo é submetido às vontades e desmandos de seu Governante.

A Autocracia é exatamente o oposto de uma Democracia.

No Brasil, sabemos dos arroubos Autoritários de Jair Bolsonaro, que nunca escondeu seu apreço ao Regime Militar e às Ditaduras pelo mundo a fora.

No excelente livro ” Como as Democracias Morrem, está bem sintetizada essa ideia: “Autocratas eleitos mantêm um verniz de democracia enquanto corroem a sua essência.”

Todo Ditador precisa atacar a democracia, pois, assim sufoca a participação popular e gera a desconfiança no próprio sistema político que vivemos, levando o país à convulsão social.

Por tudo isso, se faz mais necessário do que nunca, estarmos alertas e vigilantes na preservação e manutenção democracia brasileira.

Mesmo com suas imperfeições, a Democracia ainda é o melhor regime político para uma nação, pois, temos assegurados nossos direitos individuais e coletivos, temos liberdade de expressão e igualdade na participação do processo eleitoral e escolha dos nossos representantes.

O futuro do Brasil está profundamente ligado à saúde do povo brasileiro e à solidez de sua Democracia.

Só teremos uma nação no caminho da prosperidade, com uma democracia estável e protegida dos arroubos ditatoriais.

E quando a Pandemia da Covid19 estiver controlada. A Vacina é a arma mais eficaz contra esse vírus traiçoeiro.

Para que tudo isso aconteça, é de vital importância que a população esteja ciente do poder que tem ao eleger seus representantes na política.

Um povo consciente de seu papel na sociedade, exerce a cidadania de maneira mais eficiente.

Seguimos lutando por dias melhores e com mais Esperança no Brasil e no mundo.

MICHELLE MENESES – Advogada, Cientista Política, Escritora, Mãe de 4 filhos e colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.


EVENTO

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *