Por Emanuel Cancella

Os donos das grandes fortunas listados na revista Forbes ficam transitando pelo mundo em busca de grandes negócios e os juros reais maiores do mundo de Roberto Campos Neto são o grande atrativo (5). 

 O ouro do garimpo ilegal na Amazônia é outro chamariz,  onde em 3 meses   extraíram, em sigilo, a maior quantidade de ouro dos últimos vinte anos, algo em torno de R$ 39 BI. Atraiu até filho de governador (7).

A Polícia Federal (PF) do Mato Grosso está investigando Luis Antônio Taveira Mendes, filho de Mauro Mendes (União), governador do estado. Luis Antônio é investigado pela corporação por suposta compra ilegal de mercúrio. O elemento químico seria utilizado em garimpos localizados na região capixaba e no Pará (6).

 Campos Neto usou o principio da Boa Fé para comprar essas toneladas de ouro ilegal. Embora o STF tenha  condenado o princípio da Boa Fé (2), não se sabe se essa prática continua.

Entre tantas irregularidades,  o princípio da Publicidade que norteia o funcionário público, foi atropelado por Roberto Campos Neto na compra de toneladas de ouro ilegal em sigilo, prática pela qual fiz denúncia no MPF, em 22 de fevereiro de 2023, até hoje sem resposta (8).

 Enquanto o presidente Lula quer tirar os garimpeiros ilegais, o General Heleno autorizou, no governo Bolsonaro, ex- traficante a explorar garimpo em área próxima a Yanomamis (3).

 “Vamos tirá-los de lá”, diz Lula sobre garimpeiros em Roraima, inclusive o Presidente assinou decreto para uso das Forças Armadas (4).

 Nos juros maiores do mundo, Campos Neto diz que a decisão é técnica e para comprar toneladas de ouro ilegal usou o principio da Boa Fé.

Campos Neto foi indicado por Bolsonaro que até estendeu seu mandato até dezembro de 2024 (9).

Campos Neto atrasa a economia e  desafia até o STF porque, além do apoio dos rentistas, leia-se os ricos, tem apoio da Globo, que conspira em editorial:

“Em vez de atacar BC, Lula precisa começar a governar” (10). 

Fonte:

1 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/pf-investiga-filho-do-governador-de-mt-por-garimpo-ilegal/#:~:text=A%20Pol%C3%ADcia%20Federal%20(PF)%20do,regi%C3%A3o%20capixaba%20e%20no%20Par%C3%A1.

2 – https://www.wwf.org.br/?85620/Suspensao-do-principio-da-boa-fe-pelo-STF-garante-mais-transparencia-e-controle-no-comercio-do-ouro-no-Brasil#:~:text=Suspens%C3%A3o%20do%20princ%C3%ADpio%20da%20boa,ouro%20no%20Brasil%20%7C%20WWF%20Brasil&text=Por%20unanimidade%2C%20os%20ministros%20do,comercializa%C3%A7%C3%A3o%20do%20ouro%20no%20Brasil.

3 – https://www.google.com/search?q=traficante+%C3%A9+autorizada+por+heleno+a+explorar+garimpo&rlz=1C1FCXM_pt-PTBR996BR996&oq=traficante https://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/ex-traficante-e-autorizada-por-heleno-a-explorar-garimpo-em-area-proxima-a-yanomamis/

4 – https://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2023-01/vamos-tira-los-de-la-diz-lula-sobre-garimpeiros-em-roraima

5 – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/brasil-continua-com-os-juros-reais-mais-altos-do-mundo-mostra-levantamento/

6 – https://www.diariodocentrodomundo.com.br/pf-investiga-filho-do-governador-de-mt-por-garimpo-ilegal/

7 – https://www.bpmoney.com.br/noticias/economia/banco-central-do-brasil-nao-revelou-compra-de-toneladas-de-ouro

8 – http://emanuelcancella.blogspot.com/2023/02/denuncia-ao-mpf-20230013348-referente.html

9 – https://www.cnnbrasil.com.br/economia/campos-neto-tem-mandato-de-presidente-do-bc-estendido-ate-2024/

10 – https://oglobo.globo.com/opiniao/editorial/coluna/2023/02/em-vez-de-atacar-bc-lula-precisa-comecar-a-governar.ghtml

EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!