Por Emanuel Cancella –
Donald Trump dentro de uma franquia Mac faz propaganda política: brasileira diz a Trump que não permita que os EUA se transforme no Brasil (1).
Lembrar a essa brasileira que na gestão Trump muitos conterrâneos eram barrados na entrada dos EUA e alguns tiveram seus filhos separados e colocados em abrigos (2).
Mas não é sobre isso que quero falar: Trump alem de fazer campanha política faz propaganda do Mac Donald.
Na quebradeira de 2008 nos EUA o Banco Central Americano injetou trilhões de dólares, dinheiro público para salvar da Falência empresas como Cyt Bank, GM etc (3).
Os dois trilhões de dólares de Biden em 2021 para promover milhões de empregos e sair da crise da pandemia(4).
No Brasil de FHC, na privataria tucana, que virou livro, FHC compara as empresas a paquiderme e chamavam os trabalhadores de marajás (5,6).
Para quem não sabe, a Petrobrás, através de seus impostos, financia 80% das obras do Programa de Aceleração do Crescimento – PAC, que são construções de várias hidrelétricas, transposição do Rio São Francisco, três refinarias, Comperj etc (6).
E mais, no ranking de percepção de corrupção do Transparência Internacional, o Brasil está 69º, entre 175 países. Inclusive estamos na frente da China, que dá tiro na nuca de corrupto (6).
É importante a sociedade ficar alerta, pois por trás do discurso da moralidade e do combate a corrupção da Globo, Veja, Band, Estadão, Folha e o PSDB está a tentativa de, mais uma vez, destruir a Petrobrás, e com isso paralisar as grandes obras do país com demissão em massa de operários, inviabilizando assim o governo Dilma (6).
Já Michel Temer e Bolsonaro queriam entregar as estatais e destruir os trabalhadores:
Bolsonaro deputado falou na Globo em fuzilar FHC por vender estatais e petróleo (7). Bolsonaro presidente queria privatizar todas estatais em plena pandemia (8).
Já Michel Temer articulou e sancionou a PEC do trilhão por essa lei as petroleiras estrangeiras ficaram isentas em um trilhão de reais em impostos (9).
Temer/Bolsonaro permitiram que a Shell produza no país 400 mil barris de petróleo por dia sem pagar nenhum imposto (10). Essa quantidade de imposto é suficiente para abastecer a Grécia com folgas (11).
Michel Temer depois do golpe contra Dilma, segundo o ministro do STF, Luis Barroso (24), botou para presidir a Petrobrás o tucano Pedro Parente e a lava jato que investiga a Petrobrás se omitiu criminosamente.
Isto por que Pedro Parente e Maria Silvia são réus em ação que cobra prejuízo de R$ 5 bi à Petrobras em 2001(25).
Parente pôs fogo no país dolarizando a gasolina, publicou o jornal Metrô (26)!
Dilma foi processada pelo MPF por vender combustível a preço baixo e não cedeu (27)!
Michel Temer determinou que em seu governo os deficits nos fundos de pensão seriam quitados no exercício imediato a constatação do déficit (13). Estava criado o PED – Plano de Equacionamento de Déficits que atingiu os funcionários da Caixa Econômica Federal, Correios e Petrobrás (12).
Na Petrobrás os trabalhadores pagam 40% de seus salários de forma vitalícia, por conta disso muitos trabalhadores recebem contra cheque zerado e já em 2019 dez petroleiros tinham se suicidado (14,15,16).
E Bolsonaro com a promessa de indicar ao STF o então presidente do STJ ministro João Otávio de Noronha, conseguindo (17):
A suspensão de 310 liminares que impediam desconto no contra cheque de dezenas de milhares de petroleiros, e impediu novas liminares (18).
Noronha fez mais, tirou da cadeia o Queiroz administrador das rachadinhas do clã Bolsonaro que inclui o Jair Bolsonaro e a primeira dama Michelle Bolsonaro (19,20,21).
A Petros fundo de pensão dos Petroleiros não está em dificuldades financeira tanto que pagou bônus milionário a seus diretores (22). Vale lembrar se alguém tem que pagar por rombo é principalmente os diretores da Petros!
O combate a corrupção fajuto da Lava Jato que investiga a Petrobrás e a Grennfield que investiga os fundos de pensão permitiu que o então assessor de, Bolsonaro Paulo Guedes, que deu rombo bilionário nos fundos de pensão inclusive na Petros, fosse nomeado por Bolsonaro ministro da Economia (23).
E Guedes não foi preso nem paga nada pelo rombo!
Fonte:
2 – https://www.bbc.com/portuguese/internacional-44584132
3 – https://www1.folha.uol.com.br/fsp/dinheiro/fi2511200802.htm
5 – https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Privataria_Tucana
6 – https://jornalggn.com.br/crise/psdb-e-o-globo-faca-o-que-eu-digo-mas-nao-faca-o-que-eu-faco/
7 – https://www.esmaelmorais.com.br/bolsonaro-defendeu-fuzilamento-para-quem-privatiza-estatais-assista/
8 – https://www.cut.org.br/noticias/bolsonaro-quer-vender-todas-as-empresas-publicas-brasileiras-dc8f
11 – https://www.indexmundi.com/map/?v=91&l=pt#google_vignette
24 – https://www.brasil247.com/brasil/barroso-admite-que-dilma-foi-vitima-de-um-golpe-de-estado
EMANUEL CANCELLA – Advogado (OAB/RJ 75.300), ex-presidente do Sindipetro-RJ, fundador e ex-diretor do Comando Nacional dos Petroleiros, da Federação Única dos Petroleiros (FUP), fundador e coordenador da FNP, ex-diretor Sindical e Nacional do Dieese, colunista desta Tribuna da Imprensa Livre, sendo também autor do livro “A Outra Face de Sérgio Moro” que pode ser adquirido no site Mercado Livre. Em função das boas práticas profissionais recebeu em 2017 o Prêmio em Defesa da Liberdade de Imprensa, Movimento Sindical e Terceiro Setor, parceria do jornal Tribuna da Imprensa Livre com a OAB-RJ.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com
PATROCÍNIO
Tribuna recomenda!
MAZOLA
Related posts
República e Militares
O Cristo Redentor pede socorro
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo