Categorias

Blog Post

Os céus mais bonitos do Brasil
Fotografia de Carlos Fairbairn, tirada na Chapada dos Veadeiros (GO) e publicada pela NASA. (Divulgação)
Turismo

Os céus mais bonitos do Brasil 

Redação –

É apaixonado(a) pela imensidão do azul celeste? Conheça algumas das cidades brasileiras famosas por seu céu exuberante, seja de dia ou de noite.

Que o Brasil é repleto de belezas naturais terrestres isso já está mais que comprovado, mas, o país também oferece belezas quando o assunto é olhar para cima, para o céu. Isso porque, o Brasil está localizado no Hemisfério Sul, lugar privilegiado para o avistamento de constelações e objetos celestes, sendo também conhecido por ter cidades que são locais para a contemplação da imensidão desse gigante repleto de mistérios. Seja de dia ou de noite, os “céus do Brasil” vão proporcionar um momento de lazer, encantamento, tranquilidade e curiosidade.

Novo Hamburgo – Wikipédia, a enciclopédia livre
Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. (Divulgação)

De acordo com Clauber Alex Vieira, doutorando em Física Experimental pela Universidade de Brasília (UnB), as cidades brasileiras são frequentemente associadas a um céu belíssimo e estrelado. Algumas delas são Caraíva (BA), Atibaia (SP), Paranaguá (PR), Novo Hamburgo (RS) e Itajubá (MG). A Agência de Notícias do Turismo traz detalhes dessas e de outros locais turísticos para você conhecer e ficar ainda mais perto dos “céus” mais bonitos do país. Vem com a gente nessa viagem rumo à imensidão do azul:

CHAPADAS – As Chapadas Diamantina (BA), dos Guimarães (MT) e dos Veadeiros (GO) são destinos ideais para apreciar o céu em qualquer momento do dia e da noite. De acordo com Clauber Alex, os locais possuem o combo de tudo o que é bom para o céu ficar bonito: clima desértico e afastamento de grandes pontos de poluição luminosa.

Chapada Diamantina. (Divulgação)

Tanto o céu estrelado quanto o azulzinho diurno são atributos que fazem com que muitos apaixonados por belas paisagens e corpos celestes visitem as Chapadas.

BRASÍLIA – Do Centro-Oeste ao Nordeste, nas faixas de clima semiúmido e semiárido, a observação astronômica é propícia para acontecer em especial no Planalto Central, onde a combinação da altitude com a baixa umidade do ar facilita a observação do céu noturno, o que é causa para a fama e a beleza do céu de Brasília.

Mas o céu da capital federal ganha destaque também ao longo do dia, uma vez que o Planalto proporciona uma visão do horizonte, misturando terra e céu. O azul vibrante do dia ensolarado em Brasília, misturado com a modernidade da arquitetura vai fazer com que o turista jamais esqueça a visita.

CARAÍVA – Por falar em céu bonito, não dá para pensar na beleza de olhar para cima sem pensar em Caraíva (BA), considerada a cidade com o céu mais bonito do Brasil. Por lá, as estrelas tomam conta do céu “negro” e encanta quem visita à cidade, repleta de estrelas, tranquilidade e atrações turísticas para quem quer relaxar e viver um momento mais intimista em meio à natureza.

Caraíva: saiba tudo sobre a paradisíaca praia na Bahia

Além de olhar o céu, o turista vai aproveitar a praia, visitar aldeias indígenas e andar descalço pelas ruas de areia. Bares, restaurantes e quiosques também são atrativos para relaxar e degustar uma boa comida e bebida enquanto aprecia o horizonte.

ATIBAIA – A cidade, localizada no estado de São Paulo, é outro destino para os amantes de céu bonito. A Pedra Grande, um de seus atrativos, é ideal para quem gosta de astronomia. O ponto de observação fica a 1.418m de altitude e pode ser acessado a pé, por meio de uma trilha de intensidade leve.

O que fazer em Atibaia - Melhores atrações, roteiro e dicas

Aproveite a visita e conheça também as belezas naturais da região ou, para os mais corajosos, pratique esportes como voo livre e tenha no “plano de fundo” a exuberância do céu de Atibaia.

PARANAGUÁ – A cidade do Paraná é sede da Ilha do Mel, conhecida por sua paisagem paradisíaca e considerada um destino romântico. A Ilha também é atrativo quando o assunto é céu bonito, sendo um destino no qual os amantes da visão do horizonte buscam.

Ilha do Mel, Paraná: como é o acesso, o que fazer e em que pousada ficar

Além do céu que parece uma pintura de Vincent Van Gogh, a Ilha do Mel tem praias, grutas, prática de mergulho e esportes radicais em meio à flora da região.

MORRO REUTER – O Rio Grande do Sul também garante beleza quando o turista olha para cima na cidade de Morro Reuter, sede do Mirante do Morro do Embratel.

O que fazer em Morro Reuter RS - Viagens e Caminhos

O local é um atrativo conhecido por trazer uma visão da infinitude do céu, além de permitir o avistamento de toda a cidade, tudo isso graças a posição geográfica do mirante, que fica em uma rocha de 700 metros de altitude.

ITAJUBÁ – Localizada em Minas Gerais, a cidade também faz bonito no quesito céu memorável com um adendo de turismo de natureza em meio às matas preservadas, ar puro e águas que correm por cachoeiras. Não deixe de aproveitar o pôr do sol de Itajubá, que já foi palco de um “céu sangrento”, um fenômeno natural que deixa o céu mais avermelhado.

Itajubá – Wikipédia, a enciclopédia livre

Edição: Iluska Lopes e Edimea Teixeira / Fonte: Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo

ILUSKA LOPES – Jornalista, Sommelier e proprietária da IPANEMA WINE BAR. Especialista em Turismo, Professora, Locutora, Colunista e Diretora de Redação do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

iluska@tribunadaimprensalivre.com


EDIMEA TEIXEIRA – Gerente de Marketing Turístico, membro do Conselho Editorial e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.

Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com ou siro.darlan@tribunadaimprensalivre.com


PATROCÍNIO

Tribuna recomenda!

Related posts

Deixe uma resposta

Required fields are marked *