Por Bolivar Meirelles –
Além de “lavar as mãos” para a morte de brasileiros e brasileiras por Covid 19, esse Novo coronavírus que vem agredindo a humanidade, mais uma “pérola” de ignorância ressalta a formulação desse abjeto Capitão Presidente Jair Bolsonaro, eleito, em 2018, no Brasil. Alguns, inclusive oficiais do mais alto posto na hierarquia militar, ressaltam seus apoios ao infeliz mandatário. Formulação reacionária, ignorante mesmo, a de se contrapor o Capitão Presidente e seus áulicos representantes, ao científico, ao técnico e ao artístico e cultural. Ressalte-se o Vice Presidente da República, o General Mourão, a cobertura às posições reacionárias e disposição contrária a evolução da Ciência, no caso, a Ciência Médica. Nos faz dar uma “marcha a ré” aos tempos memoráveis do Grande Médico sanitária brasileiro, Osvaldo Cruz. Esse médico enfrentou, com coragem, o levante na Escola Militar contra a vacina obrigatória. Quem participou desse vergonhoso levante? A “figura” mais icônica foi a do, então, Cadete Eurico Gaspar Dutra, transformado em Ministro da Guerra, General, no terrível tempo ditatorial do Estado Novo. Eleito Presidente da República, o Marechal Dutra, com apoio de Getúlio Vargas em 1945. Dutra rompe relações diplomáticas com a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Fecha o Partido Comunista do Brasil, PCB. Essa icônica figura ridícula do então General Dutra, simpático ao nazifascismo nos tempos do Estado Novo, quando eleito Marchal Presidente da República em 1945, em seu Governo, destrói as reservas monetárias brasileiras decorrentes da Segunda Guerra Mundial. Compra, dos EUA e outras origens; chicletes de bola, carrinhos de corda, matérias plásticas e coisas assim…
Retomemos aos tempos do então Cadete Eurico Gaspar Dutra quando cursava, em 1904, a Escola Militar. Participou, nessa Escola, do “Levante contra a Vacina Obrigatória”. Vacina determinada pelo Prefeito do Rio de Janeiro, então Distrito Federal, Pereira Passos e liderada e comandada pelo valoroso médico sanitarista brasileiro, Dr Osvaldo Cruz. Vacina obrigatória contra a varíola. Alguns civis também se colocaram contra.
Ignorância por mais de 1 século! 116 anos da ignorância!
Retoma, essa ignorância, o Capitão Presidente Jair Bolsonaro, tenta justifica-la a o Vice Presidente General Mourão também. Parecem, ambos, que se “colam” do mais ridicularizado ex Presidente do Brasil, Marechal Eurico Gaspar Dutra. Desse, conta certa crônica política que, retratando a sua percebida ignorante maneira em se conduzir, “O Presidente Dutra ao cumprimentar, no Brasil, o Presidente dos EUA, Truman, recebeu deste o cumprimento “How do you do Dutra?”, o Presidente Dutra, ato continuo, dirigiu-se ao Presidente Truman, “How tru you tru Truman?” Não sei se verídico ou não… só sei que, com Rui Barbosa, ninguém faria esse comentário. Não assisti, não tenho certeza, apenas relato como ouvi.
Esse é um Brasil que vai enriquecendo o seu folclore. Nessa semana, o Ministro do Meio Ambiente, Sales, o Vice Presidente General Mourão, também, confundiram o Mico Leão Dourado, espécie animal em extinção, que vive e sobrevive só nas matas da Floresta Atlântica brasileira, como espécie residente na Amazônia. Quem mora é a ignorância nesse Governo do Capitão Presidente da República, Jair Bolsonaro. A Ministra Pastora Damares, a que tinha dito ter visto Jesus Cristo na goiabeira disse, também, que o planeta Terra tem forma de Pizza. O Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Ernesto Araújo, liderado pelo falso filósofo, Orlando de Carvalho, formulou essa ignorante fala: “O buraco de ozônio é invenção dos comunistas”. Nada difícil de ser entendido, o Capitão Presidente Jair Bolsonaro, no exterior, já proferiu que, “o nazismo era de esquerda” acho que ele não diferencia “nacional socialismo” de socialismo e comunismo no sentido da busca de uma Sociedade Igualitária, sem classes sociais por consequência. Com formação militar, não sabe o Capitão Presidente que a União Soviética enfrentou Hitler em seus territórios e foi a primeira, com o Exército Vermelho a chegar a Alemanha Nazista e acabar com os Campos de Concentração, libertando os residuais prisioneiros.
Dessa forma, o Governo Brasileiro atual, com o Capitão Jair Bolsonaro Presidente e seus serviçais colaboradores, vai “de mau a pior”, assumindo a dianteira do ridículo internacional.
BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política e Presidente da Casa da América Latina.
Envie seu texto para mazola@tribunadaimprensalivre.com
MAZOLA
Related posts
Data da Queda da Bastilha, em Paris
OPINIÃO – Direita ou Esquerda
Editorias
- Cidades
- Colunistas
- Correspondentes
- Cultura
- Destaques
- DIREITOS HUMANOS
- Economia
- Editorial
- ESPECIAL
- Esportes
- Franquias
- Gastronomia
- Geral
- Internacional
- Justiça
- LGBTQIA+
- Memória
- Opinião
- Política
- Prêmio
- Regulamentação de Jogos
- Sindical
- Tribuna da Nutrição
- TRIBUNA DA REVOLUÇÃO AGRÁRIA
- TRIBUNA DA SAÚDE
- TRIBUNA DAS COMUNIDADES
- TRIBUNA DO MEIO AMBIENTE
- TRIBUNA DO POVO
- TRIBUNA DOS ANIMAIS
- TRIBUNA DOS ESPORTES
- TRIBUNA DOS JUÍZES DEMOCRATAS
- Tribuna na TV
- Turismo