Por Bolivar Meirelles

Nascer todo mundo que existiu, existe ou existirá… nasceu. Nada mais óbvio. Claro que nasceu. “Quem passou pela vida em brancas nuvens e em plácido repouso adormeceu… Quem não sentiu o frio da desgraça…foi espectro de homem, só passou pela vida, não viveu…” Francisco Otaviano, grande poeta, me fez lembrar seus versos.

Olga Benário é mulher heroína, Internacionalista. Do Brasil conquistou o melhor, o amor de Luiz Carlos Prestes. Sem dúvidas, o melhor. Nos deixou, de seu encontro amoroso com Luiz Carlos Prestes, uma brasileira nascida nos campos de concentração nazista. Na Alemanha de Hitler. Entregue a Gestapo pelo Ditador Getúlio Vargas. Criminoso esse, criminoso Hitler. Olga Benário, heroína dos melhores, de ontem e de hoje, será dos de amanhã também. Honra a Alemanha, honra o Brasil e honra o Mundo. Passou pela vida e marcou sua presença permanente. Olga Benário vive! Olga Benário está presente nas mentes revolucionárias, nas mentes dos que desejam uma Pátria Universal, um mundo sem fronteiras e sem divisão em classes sociais, um mundo não racista, não misógino, sem qualquer preconceitos. Olga Benário levou consigo o que melhor o Cavaleiro da Esperança tinha, seu sêmen vivificador. Anita Leocádia Prestes.

Traz a filha de Olga, em seu pré nome, a marca de duas heroínas brasileiras.

Anita, revolucionária com Garibaldi, Leocádia, mãe de Luiz Carlos Prestes, lutadora pela liberdade de seu filho e pelo resgate familiar da filha de Olga Benário e de seu filho Luiz Carlos Prestes. Nomes e pré nomes marcantes. Anita Leocádia Prestes, essa Professora e Historiadora que vem, com toda a razão, lutando para que o nome de seus pais, não desçam pelo ralo do esquecimento de uma história burguesa anti revolucionária.

Hoje, 12.2.2021, cento e treze anos do nascimento de Olga Benário! Registro fundamental dela e também das mulheres na luta revolucionária. Feliz o Brasil que ganhou esta heroína, pronta heroína, já na Alemanha e na União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Olga Benário não “passou pela vida em brancas nuvens nem em plácido repouso adormeceu”. Olga Benário sofreu sim “o frio da desgraça, passou pela vida e sofreu” mas… Olga Benário resistiu. Está na memória de todos os revolucionários do mundo, dos e das comunistas. Dos que veem os seres humanos como espécie, dos não racistas. Dos que não discriminam os seres humanos por suas opções sexuais. Dos que lutam, mulheres e homens, pela igualdade de respeito e direitos iguais aos diversos gêneros.

Por uma Pátria Livre! Por um mundo melhor, igualitário! Luiz Carlos Prestes vive! Olga Benário vive! Anita Garibaldi vive! Leocádia Prestes vive!

Anita Leocádia Prestes, continue sua missão de Professora e Historiadora, não deixe cair no esquecimento histórico burguês a história de luta de seus pais, até porque ela pertence, mais do que a você somente,…ela pertence a humanidade.


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina e Colunista do Caminhando Jornal TV (TVC-Rio).