Por Bolivar Meirelles

Quantidade não é a única possível maneira de se analisar uma situação política. Qualidade não existe?

Bahia e Pernambuco são poucos? Perder a capital baiana? Não perdeu, ela já estava com o Partido que ganhou. O Estado está com o PT, bem e forte. Nada mudou, os baianos votam PT, “Tudo como antes no mar de Abrantes”. Pernambuco sim, mudança “confrontal”, dois primos, a prima confrontou o primo “aecista”. Recordemos que Marina da Silva, candidata a presidência em 2014, substituta do tragicamente falecido Eduardo Campos, pai do primo candidato apoiou, em segundo turno, Aécio contra Dilma Russeff. O primo candidato, João Campos, tutelado pela “falsa esperta mamãe”, portou o nome de Aécio Neves. Isso é história. E, assim sendo, ato politicamente histórico. A prima Marília Arraes, um “trator político”, passou por cima do “gaguejante” primo, assumiu o avô Miguel Arrais e Lula. Difícil explicar que, em algum momento, o Patriarca político pernambucano Miguel Arrais, cearense de nascimento, homem político de Esquerda com letra maiúscula, apoiaria Aécio Neves, resíduo final do falido PSDB. Menino João Campos, seu pai e sua mãe atrapalharam sua vida política. Seus apoiadores agora são um antro de oportunismo.

Ciro Gomes e um certo Partido que de Comunista só tem o nome, conhecidíssimo como ocupador de cargos, no Rio de Janeiro, de Garotinho a Eduardo Paes, esteve em todos os governos e, no Congresso, se compõe com os “Democratas”…

Bahia e Pernambuco, duas grandes bases políticas no Nordeste. É pouco? O Oportunista Ciro Gomes perdeu no Rio de Janeiro e, sem o PT,… difícil caminhar no Ceará.

O Grande fenômeno eleitoral é a capital de São Paulo, a cidade de São Paulo sim, ninguém dessa dita “Centro Esquerda”, ousou divergir do nome Boulos/Erundina, se divergissem se tosqueariam. Lula admira Boulos, a esquerda admira Boulos, a dita Centro Esquerda não ousa divergir da campanha Boulos/Erundina. Perante Boulos…o oportunista Ciro Gomes já era. O Ciro Gomes (político de dez partidos) “imagine!” da Arena, Partido Político dos Governos Militares ditatoriais,… até ao Partido criado por Leonel Brizola, claro que só com o criador morto. Haja indignidade!

Boulos pode não se eleger no próximo domingo… até pode. Caso não se eleja surge um candidato não petista do PSOL a ser apoiado para Presidente da República por Lula e pela esquerda, PCB naturalmente. A vacilante dita “Centro Esquerda”, não sei que “bola vai ficar jogando”. O tempo dirá.


BOLIVAR MARINHO SOARES DE MEIRELLES – General de Brigada Reformado, Cientista Social, Mestre em Administração Pública, Doutor em Ciências em Engenharia de Produção, Pós Doutor em História Política, Presidente da Casa da América Latina e Colunista do jornal Tribuna da Imprensa Livre.