Por Jeferson Miola

A utopia socialista é indestrutível; a utopia por um mundo melhor é indestrutível.

Por isso o PT é indestrutível.

Não existe registro, na história mundial, de partido político que tenha sido alvo de um plano semiótico de destruição como foi o PT – o Partido dos/das/des trabalhadores/as.

Talvez o equivalente histórico ao processo de que o PT foi vítima foi o da experiência da oposição trotskista na ex-URSS, mortalmente exterminada pelo stalinismo, inclusive no estrangeiro.

O PT sobreviveu, muito provavelmente como nenhum outro partido sobreviveria, à guerra vil, suja e brutal promovida contra ele pela oligarquia colonizada e servil às ordens imperiais.

Com seus defeitos e suas virtudes; com seus acertos, com suas insuficiências; com seus limites e com suas potências, o PT tem sido o vetor estruturante das resistências e conquistas de um mundo melhor e de um Brasil antirracista, plural, feminista, decolonial, antineoliberal.

O PT tem razões de sobra pra celebrar estes seus primeiros 42 anos de maturidade-jovem – ou de jovem-maturidade.

Ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama e o ex-presidente do Brasil, Lula. (Foto: Ricardo Stuckert)

Precocemente, com tenros 22 anos de existência, o PT reergueu o Brasil dos escombros neoliberais para posicionar o país como a 6ª potência econômica do mundo e fora do mapa da fome.

Uma proeza e tanto, que retirou mais de 40 milhões de seres humanos da miséria. Um feito inédito no mundo, como reconhece a ONU. Uma proeza presidida por uma figura excepcional: Lula.

Este precedente é a principal fonte de confiança da imensa maioria do povo brasileiro, que em outubro próximo depositará em Lula a esperança de dar início ao processo de salvação, de reconstrução democrática-nacional e de interrupção da ameaça fascista-militar.

Lula é o símbolo maior da indestrutibilidade do PT, da esquerda e da utopia socialista.

Lula ofereceu seu próprio martírio de 580 dias de infame privação de liberdade em troca da confirmação da verdade histórica. Com seu sacrifício pessoal, Lula desnudou o caráter burguês do judiciário e o ódio das oligarquias ao povo.

A esquerda é moralmente, eticamente, culturalmente, espiritualmente e, também, não menos que infinitamente superior à direita. É superior à direita, enfim, em simplesmente todos os âmbitos da existência e da experiência humanas.

Vida longa ao PT!

#LulaPresidente2022

JEFERSON MIOLA – Jornalista e colunista, Integrante do Instituto de Debates, Estudos e Alternativas de Porto Alegre (Idea), foi coordenador-executivo do 5º Fórum Social Mundial


Tribuna recomenda!